camtra@camtra.org.br Tel: +55 21 2544 0808

"Todas as mulheres são trabalhadoras.
Em casa ou na rua"

Áreas temáticas

A CAMTRA atua através das seguintes áreas temáticas:

 

Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos

A CAMTRA compreende que o pleno exercíciodos direitos sexuais e direitos reprodutivos pelas mulheres é fundamental para a garantia dos direitos humanos. Consideramos que este exercício vem sendo impedido pelo conservadorismo e tutela do corpo das mulheres na concepção das políticas públicas, bem como pela  precarização das mesmas.  Nesse sentido, é imprescindível que sejam asseguradas a laicidade do Estado já prevista na Constituição Federal de 1988 e a autonomia  das mulheres em relação ao livre exercício de sua sexualidade e reprodução. Os direitos sexuais e direitos reprodutivos, compreendem desde a livre escolha da reprodução ou não reprodução, acesso às informações e educação sexual,  acesso à métodos contraceptivos e de prevenção, a vivência da sexualidade livre de discriminações e violência, entre outros assegurados na legislação nacional e convenções internacionais de direitos humanos.


Educação para a Autonomia

Consideramos que a educação possui um importante papel para a disseminação de valores sociais no enfrentamento às discriminações, o que não tem o intuito a eliminação das diferenças, mas sim das desigualdades. A partir disto, a CAMTRA compreende que a educação deve contribuir para o enfrentamento das discriminações, em especial as de gênero, raça/etnia e orientação sexual, preservando e se baseando nos princípios da educação popular. Para isso propomos uma educação para a autonomia, que contribua para a construção de novas tecnologias sociais e auxilie profissionais da área de educação formal ou popular na promoção da igualdade de gênero, do combate do racismo e respeito à diversidade sexual.


Trabalho das Mulheres

As mulheres são culturalmente responsabilizadas pelos afazeres de casa e tarefas do cuidado. Este trabalho é socialmente desvalorizado e invisibilizado, o que acarreta desigualdades em diversas esferas da vida das mulheres, inclusive em sua condição econômica e inserção no mercado de trabalho remunerado.  Assim, as mulheres, em especial as negras, continuam a ocupar funções mais precarizadas e mal remuneradas, com menos acesso a direitos, visto que tem que conciliar com os afazeres de casa e tarefas do cuidado. O que é agravado ainda pela precarização de políticas públicas, que não oferecem suporte para a realização das mesmas. Neste sentido, a CAMTRA compreende a importância de ações que visem a visibilidade e valorização do trabalho realizado pelas mulheres, a disseminação de informações sobre direitos e visibilidade das condições de trabalho das mulheres e sua autonomia econômica.


Violência contra as Mulheres

A CAMTRA soma-se aos esforços de enfrentamento a violência contra as mulheres. A violência contra as mulheres é uma das manifestações mais graves das relações de poder historicamente desiguais entre homens e  mulheres, limitando o exercício da liberdade, dos direitos e vida das mulheres. Consideramos que o enfretamento as violências contra as mulheres não devem estar dissociadas da luta contra o racismo e a lesbofobia, vistos que estas opressões se se somam e aprofundam as violências. A violência contra as mulheres é praticada de diversas formas, tais como, violência doméstica, assédio e violência sexual, exploração sexual, violência física, institucional, patrimonial entre outras.  


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Call Us + 55 21 2544 0808
Help CAMTRA fight for women's rights.

Rua da Lapa, 180 /sala 806 - Centro - Cep. 20021-180
Rio de Janeiro - Brazil

Ajude a CAMTRA

A CAMTRA é uma instituição feminista feita por mulheres que dedicam suas vidas à luta pelos direitos das mulheres. Faça parte dessa história, colabore!

 

Doe agora

Quem somos

Fundada em 1997 a CAMTRA é uma organização feminista,sem fins lucrativos, que tem como missão ir ao encontro de outras mulheres com a perspectiva de colaborar para a promoção de seus direitos e para o fortalecimento de sua autonomia, tendo em vista a  construção de uma sociedade justa e igualitária.

Receba notícias

1463462281 Contact