camtra@camtra.org.br Tel: +55 21 2544 0808

"Todas as mulheres são trabalhadoras.
Em casa ou na rua"

Quem Somos

A Casa da Mulher Trabalhadora

MISSÃO

Fundada em 1997 a CAMTRA é uma organização feminista, que tem como missão ir ao encontro de outras mulheres com a perspectiva de colaborar para a promoção de seus direitos e para o fortalecimento de sua autonomia, tendo em vista a construção de uma sociedade justa e igualitária.


VISÃO

Ser reconhecida como uma organização feminista de referência na defesa dos direitos das mulheres e no desenvolvimento de novas tecnologias sociais.


VALORES

- Feminismo como valor estruturante da transformação social;

- Acredita na revolução cotidiana através do incentivo às pequenas mudanças, sem perder a perspectiva macro;

- Investe no trabalho junto às mulheres pobres e de fortalecimento e apoio a grupos comunitários, coletivos de mulheres;

- Acredita no diálogo e articulação com diferentes movimentos sociais, buscando visibilizar as pautas feministas;

- Acredita que o enfrentamento ao machismo não pode estar dissociado da luta contrao racismo e a lesbofobia;

- É criteriosa nas parcerias e políticas da captação de recursos, preservando sua autonomia;

- Acredita e investe em uma formação feminista referenciada na educação popular, desenvolvida por meio de metodologias participativas que valorizam o saber e a militância das mulheres;

- Aposta na formação de jovem para jovem como estratégia para a renovação do movimento feminista;

- Acredita na auto-organização das mulheres;

- Todas as mulheres são trabalhadoras em casa ou na rua;

- Enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher

 

Depoimentos

I am a research student from the university of Cambridge in the UK. My doctoral thesis is on the fight for better health rights for female street vendors in Rio, and I have had the pleasure of participating in various events and meetings with CAMTRA. CAMTRA is one of the most inspiring organisations that I have ever encountered. One of the things that most inspires me about CAMTRA is that the organisation manages to balance various important practices that for many other organisations have been irreconcilable. They combine the fight for a better world with practical support. For example, they not only provide condoms but also fight against sexism at the very base of social relations through their educational projects, films and campaigns. Furthermore, they maintain a feminism ‘inside and outside’, that is, with the principles of solidarity, integrity and self-critique the feminism of CAMTRA is really ‘for me, for us and for others.

Tradução:

Eu sou uma pesquisadora e estudante da universidade de Cambridge no Reino Unido. Minha tese de doutorado e sobre a luta para melhores direitos de saúde para vendedores ambulantes no Rio e tive a prazer de participar em várias eventos e reuniões da CAMTRA. A CAMTRA é uma das organizações mais inspiradoras que eu já encontrei. Uma das coisas que me inspira mais na CAMTRA é que essa organização consegue balancear várias práticas importantes, que para muitas outras organizações ficam irreconciliável. Elas combinam a luta por um mundo melhor com a prática como suporte. Por exemplo, elas não somente fornecem camisinhas, como lutam também contra o sexismo no fundo das relações sociais pelos seus projetos de educação, os filmes e as campanhas. Além disso, eles mantêm um feminismo para dentro e para fora, ou seja, com os princípios de solidariedade, integridade e autocrítica, o feminismo da CAMTRA é realmente "para mim, para nós e pelas outras.

Lucy McMahon

mayara2

Acho importante esse trabalho de distribuir preservativos para prevenir doenças como a Aids e outras. Por isso que sempre ligo para a CAMTRA avisando quando as camisinhas estão acabando, não quero saber de ninguém com doenças porque não usou. Muitas pessoas que chegam para buscar as camisinhas nem são clientes da loja. Tem uma mulher que é professora que sempre vem buscar para seus alunos do Ensino Médio que são adolescentes... Por isso acho que deveria haver mais dispensadores como esse daqui, nas lojas do Saara, nas escolas, e nas casas de show.

Mayara Lemos, multiplicadora da CAMTRA, tra trabalhadora da Casa Turuna -
Centro Comercial da Saara

 

Acho maravilhoso o trabalho que a CAMTRA faz para atingir as mulheres com suas ações. Me identifiquei com a CAMTRA na primeira oficina que participei, na época tinha 18 anos, e, desde então, admiro e ajudo no que posso para tentarmos atingir o máximo de mulheres possíveis e unir mais forças para lutarmos pelos nossos direitos juntas. Gosto de colaborar com a CAMTRA porque nós vamos nos lugares mais distantes da capital para fazer as oficinas e debates, e, com isso, conseguimos saber um pouco do que cada companheira pensa a respeito de seus direitos no modo geral. Sempre estamos juntas com os mesmos objetivos e isso me deixa motivada e orgulhosa de fazer parte de tudo isso. Gosto muito do que faço e com certeza vou continuar colaborando.
Sueny Nogueira, arte educadora do Circo Social Baixada de Queimados RJ, e colaboradora da CAMTRA

Sueny 2

Call Us + 55 21 2544 0808
Help CAMTRA fight for women's rights.

Rua da Lapa, 180 /sala 806 - Centro - Cep. 20021-180
Rio de Janeiro - Brazil

Ajude a CAMTRA

A CAMTRA é uma instituição feminista feita por mulheres que dedicam suas vidas à luta pelos direitos das mulheres. Faça parte dessa história, colabore!

 

Doe agora

Quem somos

Fundada em 1997 a CAMTRA é uma organização feminista,sem fins lucrativos, que tem como missão ir ao encontro de outras mulheres com a perspectiva de colaborar para a promoção de seus direitos e para o fortalecimento de sua autonomia, tendo em vista a  construção de uma sociedade justa e igualitária.

Receba notícias

1463462281 Contact