05 de Setembro – Dia Internacional da Mulher Indígena.

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
 Iniciamos hoje a nossa homenagem com o resgate do Documento Final da I Marcha das Mulheres Indígenas, realizada de 13/08/2019, reuniu 2.500 mulheres indígenas de mais de 130 povos.
A demarcação e proteção dos territórios indígenas contra invasores é uma das reivindicações presentes no documento que tem em seu nome a tradução desta luta “Território: Nosso Corpo, Nosso Espírito.
” Outra reivindicação é “a necessidade de uma legislação específica que combata a violência contra a mulher indígena”, assim como “Garantir o direito irrestrito ao atendimento diferenciado à saúde a nossos povos, com a manutenção e a qualificação do Subsistema e da Secretaria Especial Saúde Indígena (SESAI).”
Mesmo tendo já completado um ano o documento ainda está na ordem do dia pois mesmo em tempos de Covid-19 as mulheres indígenas continuaram sendo resistência frente a falta de efetivação do Plano Emergencial de Enfrentamento à Covid-19 nos Territórios Indígenas e ainda sem acesso ao auxílio emergencial.
Seguiremos juntas com as mulheres indígenas. “Seremos sempre guerreiras em defesa da existência de nossos povos e da Mãe Terra.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support