1.910 mortes por Covid-19 em 24 horas no Brasil

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Companheiras!

A pandemia afeta, em sua maioria, mulheres trabalhadoras negras e indígenas. O descaso, que já era grande, aumentou durante esse um ano. Muitas de nós estamos enfrentando dia-a-dia a covid-19 de frente.

Perdemos 1910 vidas em 24 horas. O número contabilizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), na última quarta-feira (03/03) mostra como a pandemia avança no país.

Quantas dessas mortes foram de mulheres? Os números do Conass, não trazem uma análise sobre os impactos na vida das mulheres.

Segundo a pesquisa: “Sem parar: o trabalho e a vida das mulheres na pandemia”, realizada pela OSC “Gênero e Número” e pela Sempreviva Organização Feminista, das 2.641 mulheres entrevistadas, 47% afirmaram ser responsáveis pelo cuidado de outra pessoa; 57% são responsáveis por filhas(os) de até 12 anos; 6,4% afirmaram ser responsáveis por outras crianças; 27% afirmaram ser responsáveis por idosas(os) e 3,5% por pessoas com alguma deficiência.

E a rotina segue em meio ao caos.

Acorda cedo, pega ônibus lotado, vende, limpa, organiza, estuda ou tudo isso junto, volta para casa e trabalha mais um pouco. A batalha se faz necessária para ter um alimento na mesa para nós e para as(os) nossas(os).

Os alimentos esses que estão cada vez mais caros.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, a alta dos alimentos no supermercado está sendo de 19%. O valor da cesta básica ultrapassa os 600 reais, em algumas capitais, de acordo com acompanhamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Sem o auxílio emergencial, a situação, que não era boa, ficou ainda mais crítica.

Por Mim, Por Nós e Por Todas! É Pela Vida das Mulheres Trabalhadoras!

Fontes: http://mulheresnapandemia.sof.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support