13 de Maio – Dia Nacional de Luta contra o Racismo

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

VIDAS NEGRAS IMPORTAM!✊🏾

Hoje, 13 de maio, é Dia Nacional de Luta contra o Racismo. Ele vem para contrapor a assinatura da Lei Áurea que foi feita nesse mesmo dia. Para negras e negros, o fim da escravidão no papel não acabou com o racismo e exclusão das negras e negros na nossa sociedade.

➡️Por isso, hoje, para nós da CAMTRA que se junta a luta das mulheres trabalhadoras negras e ao movimento negro, é dia de lembrar que a luta pela verdadeira liberdade é feita por negras e negros todos os dias.
➡️Essa resistência que vem de anos tem como exemplo diversas mulheres negras. Luíza Mahin é um exemplo para todas nós como uma mulher de luta.
➡️Luíza teve um papel central na revolta dos Malês, na Bahia, em 1835. Sua casa foi quartel general dessa resistência. Ao longo de sua vida, participou de diversas revoltas contra o racismo e a escravidão no Brasil.

A luta de Luíza Mahin continua até hoje. O racismo permanece e a escravidão assumiu novas caras. A falta de liberdade atualmente acontece na dita “guerra às drogas”, na qual os territórios periféricos, de maioria negra, são os únicos alvos dessa política assassina, como aconteceu na Chacina do Jacarezinho, na quinta passada, que deixou 28 mortos.

⚠️O combate às drogas vitimiza as moradores e moradores da periferia e impede que tenham garanta mínima de uma vida digna!

➡️A violência racista da “guerra às drogas” fica ainda mais explicita quando olhamos para a taxa de homicídios:

🟣A taxa de homicídios da população negra aumentou 18%, enquanto a mesma taxa entre as pessoas de outras raças e etnias diminuiu 12%

Essa política antidroga também tem como alvo a prisão de negras e negros. A população presa é formada por 64% de negras e negros. Número superior a sua porcentagem na da população em geral, que é de 54%.

➡️Nas mulheres encarceradas:

🟣65% estão respondendo por crimes de tráfico;
🟣62% são mulheres negras.

PAREM DE NOS MATAR!

Chega de racismo e basta de violência contra nossa população periférica! ✊🏾

Por Mim, Por Nós, Por Todas!💪🏼

Fonte: https://www.ipea.gov.br/…/4807-181206bapi18cap12.pdf
https://diplomatique.org.br/a-proibicao-como-estrategia…/

Luíza Mahin


https://www.geledes.org.br/por-que-os-negros-nao…/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support