14 anos da Lei Maria da Penha: Uma conquista do movimento feminista!

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
Há 14 anos o movimento feminista brasileiro obteve um de seus maiores marcos: a aprovação da Lei no 11.340 conhecida como Lei Maria da Penha, que visa coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, dando assistência e proteção às vítimas e punindo seus/suas agressores/as.
A Lei Maria da Penha é um instrumento jurídico para romper com a submissão das mulheres em relação aos homens, responsabilizar o Estado pela punição dos/as agressores/as , criar políticas públicas e dividir com a sociedade a responsabilidade de superar a violência doméstica contra as mulheres. A Lei Maria da Penha é um marco importante na ampliação de políticas públicas de enfretamento a violência contra as mulheres.
Em tempos de Covid-19 quando precisamos ficar em casa para não correr risco de vida, para muitas mulheres o desafio maior foi sobreviver a violência doméstica entre março e abril deste ano os casos de feminicídio aumentaram 22,2% em 12 estados, no Acre disparou em 300% (FBSP).
Mesmo com os avanços trazidos pela lei, a realidade nos mostra que precisamos mudar a cultura machista que ainda coloca, nós mulheres como submissas e como segundo sexo. Vamos precisar de todo mundo para enfrentar à violência doméstica. Feminismo sem trégua! A violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer.
Quer saber mais sobre a lei Maria da Penha e seus mecanismos acesse:
Fonte: Cartilha A Violência contra a mulher não é mundo que a gente quer- Camtra; FBSP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support