17 de Maio – Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

17 de maio

Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia

Dia 17 de maio é o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia. A data remete à maio de 1990 quando a homossexualidade foi excluída da lista de distúrbios mentais do Código Internacional de Doenças, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Homenageamos Alessandra Ramos Makkeda (1982-2022), mulher trans e negra, ativista dos direitos humanos de pessoas LGBTI+ que também dedicou sua vida ao combate à desigualdade racial de gênero.

Alessandra teve uma partida prematura, nos deixando neste domingo (15) após um mal súbito, mas seu legado e inspiração para seguirmos lutando por um mundo mais justo para mulheres negras e LGBTI+ seguirá com todas nós.

 

Nossa homenagem também a Cassandra Rios, mulher lésbica, ativista e escritora pioneira na literatura homoerótica Lésbica, tendo escrito mais de 40 livros, dos quais 36 foram censurados. Mesmo assim sua literatura marginal e popular, deu Visibilidade ao prazer e amor entre mulheres, ao transformismo e às contradições e discriminações vivenciadas pelas lésbicas na família e na sociedade.

 

Mais do que enfrentar a LGBTfobia, este marco mostra a crítica aos padrões sexuais convencionais que implicam fortemente na opressão contra todas as mulheres, lésbicas, bissexuais, transsexuais, cisgêneras ou heterossexuais.

LGBTfobia: Dados destas violências

Hoje é um dia para lembrarmos da violência sofrida por essas companheiras, em função de um preconceito que mata todo dia:

-No período de 2014 a 2017, o Brasil registrou 126 lesbocídios, representando um aumento de 237% (Dossiê do Lesbocidio, 2018)

– Cerca de 83% dos casos de lesbocídio são cometidos fora da esfera familiar, por homens com algum tipo de aversão a mulheres lésbicas. (Dossiê do Lesbocídio, 2018)

– Em 2021 foram pelo menos 140 assassinatos de pessoas trans, sendo 135 travestis e mulheres transexuais (Dossiê da ANTRA, 2022)

– O Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo (Dossiê da ANTRA, 2022)

 

A violência sofrida pelas mulheres apresenta outro problema: a subnotificação. Faltam coleta de dados sobre a violência das mulheres LBTI+ no Brasil.

Defenda-se!

No dia 05 de abril de 2022 a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que a Lei Maria da Penha se aplica aos casos de violência doméstica ou familiar contra mulheres transexuais. O colegiado considerou que a lei trata de violência baseada em gênero, e não no sexo biológico.

Mulheres trans que sofrerem violência doméstica ou por relação ao gênero podem procurar a Deam mais próxima de sua residência ou do local da violência. Para melhores informações acesse www camtra.org.br/defenda-se

Alessandra, presente!

Cassandra, presente!

 

CHEGA DE VIOLÊNCIA CONTRA ÀS MULHERES LBTI+!✊🏾

 

Fontes:

https://antrabrasil.org/

https://www.politize.com.br/lesbocidio-no-brasil/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-04/stj-aceita-aplicacao-da-lei-maria-da-penha-para-mulheres-transexuais

#ParaTodasVerem Card com fundo roxo. Ao lado direito um arco iris e o simbolo da camtra. No canto superior esquerdo o titulo “17 de maio – Dia Internacional de luta contra lesbofobia, transfobia e homofobia.Abaixo as fotos de Cassandra Rios e Alessandra Ramos. No canto inferior a barra de informações da camtra.

 

#17McontraLGTIfobia

#lesbofobia

#transfobia

#DiaInternacional

#LGBTfobia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support