18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Ninguém solta a mão de ninguém! O silêncio em relação a violações como exploração e abuso sexual de meninas chega a ser ensurdecedor.

➡️ Segundo dados do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2018, 66 mil pessoas foram vítimas de estupro no Brasil. Desse total, 53,8% eram meninas de até 13 anos. Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social, meninas estão mais propensas a sofrer abusos.
➡️ No Brasil, o crime de estupro de vulnerável é marcado pelo fator racial. Mais da metade das vítimas são crianças negras (50,9%), do sexo feminino (81,8%) e com até 13 anos (53,8%).
➡️ Muitas vezes a exploração sexual ocorre após o abuso sexual, até mesmo intrafamiliar. De acordo com dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100), entre a distribuição de denúncias de violência contra crianças e adolescentes do sexo feminino no Brasil, em 2015, 68,4% foram de abuso sexual.
➡️ Outros 68,9% se referiam à exploração sexual. No caso de violência física a porcentagem é de 44,2% e de negligência, 43,8%. A questão se agrava quando o que temos como dados disponíveis são apenas dos casos denunciados – isso significa que muitos outros ficam desconhecidos.

⚠️ A subnotificação de violências sexuais ainda é muito grande, pois as pessoas têm medo ou vergonha de denunciar.

🟣Fale sobre o assunto

A violência sexual contra meninas ainda é um tabu. Sendo assim, falar sobre o problema é um passo muito importante, alertando as pessoas, informando as meninas, conversando nas escolas, nas famílias e nos locais de convivência. Saber que o problema existe é uma forma de proteger crianças e adolescentes, aumentando as denúncias e, consequentemente, a responsabilização dos agressores.

🟣Denuncie qualquer suspeita

É papel de toda a sociedade proteger meninas contra qualquer tipo de violência, incluindo a violência sexual. Em caso de qualquer suspeita de uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie pelo Disque 100 ou algum dos diversos canais oficiais de denúncia.

➡️ Além do Disque 100, conte com a Camtra. Desenvolvemos, desde 2014, a campanha “Não Caia na Rede – Não à exploração sexual de meninas e mulheres!”, que tem por objetivo compartilhar com meninas e mulheres, em especial as que estão em alguma situação de vulnerabilidade, informações sobre exploração sexual, formas de identificar o aliciamento e de realizar denúncias.

Através dessa campanha feminista, buscamos alertar e informar sobre violência contra as mulheres, violência contra crianças e adolescente, racismo, feminicídio, entre outras violências, a fim de estimular a construção de estratégias de atuação, redes de enfrentamento e formação de multiplicadoras/es .

Para mais informações, clique aqui

➡️ 18 de Maio – Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

CHEGA DE VIOLÊNCIA CONTRA ÀS MENINAS! ✊🏾

Por Mim, Por Nós, Por Todas! 💪🏼

Fonte:
https://www.childhood.org.br/a-violencia-sexual-infantil…
https://tj-mt.jusbrasil.com.br/…/menina-sofre-abuso…
https://www.gov.br/…/ministerio-divulga-dados-de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support