21 de Janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Hoje, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data foi criada pela lei 11.635/07, em homenagem mãe Gilda.

A babalorixá fundou em 1988, o Ilê Axé Abassá de Ogum, Terreiro de Candomblé, localizado nas imediações da Lagoa do Abaeté, bairro de Itapuã em Salvador. A morte de Mãe Gilda é uma das diversas situações que nos mostra como a intolerância religiosa é uma ação racista, contra negras/os, indígenas e outros povos, mas também um ataque contra toda a diversidade e cultural e religiosa brasileira.

O Brasil é um Estado democrático que reconhece legalmente como “inviolável a liberdade da consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos, e garantindo, na forma da lei a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.” (Constituição Federal, V, VI).

A Camtra defende um Estado sem religião (laico) e a liberdade para que todas professem ou não a fé que quiserem e se quiserem.
Nossa Fé é Antirracista!

Fonte:
https://asminanahistoria.com/2018/08/29/mae-gilda/
http://www.planalto.gov.br/…/_ato2007-2010/2007/lei/l11635.
http://www.palmares.gov.br/?p=53045#main
http://www.pge.sp.gov.br/…/revista…/revista2/artigo5.htm

#ParaTodasVerem Ao fundo uma foto da Mãe Gilda de Ogum e na frente a frase “Juntas na luta contra a intolerância religiosa” na parte inferior a ilustração de várias mulheres com bandeiras e a frase “21 de janeiro dia nacional do combate à intolerância religiosa” e logo abaixo a barra de informações da CAMTRA #fimdadescrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support