21 de março – Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

21 de março – Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial

 

Hoje 21 de março, Dia Internacional Pela Eliminação da Discrimanção Racial, fechamos a série Vidas Negras Importam exigindo justiça para

Emily Victoria, 4 anos, e Rebecca Beatriz, 7 anos.

As duas primas foram assassinadas na porta de casa na favela do Sapinho em Duque de Caxias, no dia 04 de dezembro de 2020.

Como todas as crianças deveriam ter direito, as primas brincavam em frente à porta de casa não houve operação policial aquele dia na comunidade. Mas haviam 5 policiais em busca de um carro roubado.

 

“A gente fica indignada porque outros casos vieram; do Henry, (Borel) por exemplo, em dois meses foi solucionado. E a nossa, só porque são crianças de favela, de comunidade, não estão nem aí. Deixam passar, querem nos ganhar pelo cansaço. O que resta é saudade, indignação e revolta”, disse a tia-avó de Emily, Lidia da Silva Moreira Santos.

 

Perder uma criança já é muito, matar duas crianças negras da mesma família e não assumir a responsabilidade é a face mais cruel deste Estado racista.

 

Emily Victoria e Rebecca foram mais duas vítimas do “racismo sistêmico” perpetrado pelas forças de segurança do Estado contra pessoas afrodescendentes.

 

Assim como as 69 vítimas assassinadas no Massacre de Shaperville, em 21 de março de 1960, em brutal repressão do Estado na África do Sul.

 

Ainda hoje, crianças como Emily Victoria e Rebecca correm o risco por carregar o agravante de ser meninas negras, periféricas, em uma sociedade racista, machista, regida por um Estado legitimado para matar as Emillys, Rebecas, Ágathas, João Pedro, e tantas outras meninas e meninos assassinadas sem que nada aconteça com aqueles que as impediram de crescer.

 

Quantas vidas negras ainda serão executadas para que nossos corpos e direitos sejam respeitados? Até quando?

 

Deixem as meninas pretas crescerem! Parem de matar a população negra!

 

#vidasnegrasimportam

#campanha21diasdeativismo

#criancasnegras

 

https://www.geledes.org.br/um-ano-depois-mortes-de-emily-e-rebecca-permanecem-sem-solucao-o-que-resta-e-indignacao-diz-avo/

 

https://www.instagram.com/p/CIdYka3pOoq/?utm_medium=copy_link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support