21 de Setembro- Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
Segundo o artigo 93 da Lei 8.213/1991 cada empresa que cem ou mais trabalhadoras(es) em deverá ter no mínimo em seu quadro de funcionárias(os) de 2% a 5% dos seus cargos ocupados por pessoas com deficiência. Até 200 trabalhadoras/es (2%), 201 a 500 trabalhadoras/es (3%), 501 a 1.000 trabalhadoras/es (4%), 1.001 ou mais trabalhadoras/es (5%).
A cota para pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um dos direitos assegurados por lei destinados a pessoas com qualquer tipo de deficiência (visual, auditiva, física, mental ou múltipla), desde que esta esteja apta a exercer a função para qual será contratada.
É importante ressaltar que assegurar tal quantidade de vagas não é uma opção, mas sim o DEVER do empregador. O Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério público do trabalho são os que mais atuam para que essa lei seja cumprida e muitas empresas continuam sendo multadas pelo descumprimento da lei.
A CAMTRA luta pela promoção da inclusão social e pelo estabelecimento de condições de igualdade no mercado de trabalho.
Descrição da imagem #PraTodasVerem: Imagem com fundo amarelo e flores roxas e em frente um quadrado roxo, dentro do quadrado diferentes representações de mulheres com diferentes tipos deficiência e um texto. Texto: Empresas com mais de 100 trabalhadoras/es devem ter de 2% a 5% de seus cargos ocupados por pessoas com deficiência. Lei 13.146/2015 e Lei 8.213/1991. #Fimdadescrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support