24 de fevereiro – Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

24 de Fevereiro – Conquista do Voto Feminino no Brasil
90 anos de Luta no Brasil

O dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira, nesta data, nós, mulheres, fomos reconhecidas pela primeira vez na história do Brasil como cidadãs com o direito de votar e ser votada. A garantia de nossos direitos políticos foi conquistada através de anos de lutas e movimentos construídos por mulheres que desafiaram a sociedade machista e a invisibilidade dentro de seu tempo.

A conquista do voto feminino foi assegurada durante o governo de Getúlio Vargas, pelo código eleitoral Provisório (Decreto 21076). No entanto, nesta data o direito das mulheres votarem e o serem eleitas foram aprovados apenas parcialmente, porque só permitia às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para o pleno exercício da cidadania. Somente em 1934 as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora ainda fosse facultativo às mulheres. Somente em 1946, a obrigatoriedade de votar foi estendida às mulheres.

Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, o direito das mulheres votarem e o direito das mulheres serem eleitas fez história bem antes do Código Eleitoral de 1932.
Em 1928, a primeira mulher a ter o direito de votar no Brasil foi a professora Celina Guimarães Viana, que aos 29 anos pediu em um cartório da cidade de Mossoró-RN, para ingressar na lista dos eleitores daquela cidade e, junto com outras mulheres do movimento sufragista potiguar, votou nas eleições aproveitando a Lei n◦ 660, de outubro de 1927, que estabelecida as regras para o eleitorado solicitar seu alistamento e participação.

Também em 1928 a professora Alzira Soriano de Souza, foi a primeira mulher a ter direito de ser eleita no Brasil, se elegeu a prefeita na pequena cidade de Lajes-RN tendo sua candidatura autorizada, excepcionalmente graças a uma intervenção do candidato a presidente da província, Juvenal Lamartine. Infelizmente em ambos os casos, tanto o direito ao voto das mulheres, quanto ao direito de eleição de mulheres foram cancelados, devido a intervenção da Comissão de Poderes do Senado.
Somente nas eleições para as assembleias constituintes estaduais de 1934, nove mulheres foram eleitas como Deputadas Estaduais em vários estados, foi o caso da professora, jornalista e escritora Antonieta de Barros eleita a Primeira Deputada Estadual Negra, por Santa Catarina e da professora e jornalista Maria do Céu Fernandes eleita Primeira Deputada Estadual eleita pelo Rio Grande do Norte. Também em 1934 a médica, escritora e pedagoga Carlota Pereira de Queiroz foi eleita tornando-se a primeira mulher Deputada Federal Brasileira.

Muitas lutas foram necessárias para a consolidação da participação feminina nas eleições. Nós, as mulheres, passamos a transformar cada vez mais o espaço no cenário político brasileiro, para que a democracia fosse, de fato, representativa para as mulheres, muitas mudanças na legislação foram e continuam sendo realizadas, principalmente após Assembleia Constituinte de 1988.

Como resultado dessas lutas em outubro de 2010, o Brasil elege a primeira mulher a Presidência da Republica, a Sra. Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores.

#mulheresnapolitica
#votofeminino
#24defevereiro
#90anosvotofeminino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support