27 de Abril – Dia das Trabalhadoras Domésticas

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Hoje, dia 27 de abril, é o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Esta data marca a luta histórica da categoria por direitos, respeito e reconhecimento!
Sabemos que o peso histórico do machismo, que delega às mulheres as tarefas da casa e do lar; somado ao do racismo junto à herança escravocrata do Brasil, faz com que essas trabalhadoras, em sua maioria mulheres negras, enfrentem constantes violações e abusos em seus ambientes de trabalho. A epidemia de COVID-19 deixou ainda mais evidente essa situação.

De um lado domésticas, que mesmo com as medidas de isolamento social não são liberadas de seu trabalho. Muitas vezes então sendo pressionadas a conviver com as empregadoras/es em quarentena e até mesmo contaminadas pelo vírus. Como aconteceu com a trabalhadora Cleonice Gonçalves, de 63 anos. Uma das primeiras vítimas fatais do coronavírus no Brasil. Ela contraiu o Covid-19 da patroa recém-chegada da Itália. Não resistiu à infecção e faleceu no dia 17 de março em Miguel Pereira(RJ).

Por outro lado, domésticas e diaristas, demitidas e/ou dispensadas sem direitos ou seguridades de renda, pois mesmo com a PEC das Domésticas, 70% dessas trabalhadoras ainda vivem na informalidade, conforme apontou o IBGE em 201870% dessas trabalhadoras ainda vivem na informalidade, conforme apontou o IBGE em 2018*. É importante ressaltar as mobilizações e reivindicações da categoria nesse cenário, acesse o guia para trabalhadoras remuneradas durante a COVID-19 produzida pela Federação Nacional de Empregadas Domésticas e pela THEMIS: http://themis.org.br/themis-e-fenatrad-publicam-guia-orientador-para-trabalhadoras-domesticas-remuneradas-durante-crise-do-coronavirus/guia/

Diante desse cenário, neste ano mais do que nunca, a CAMTRA parabeniza essas profissionais pela incansável luta por reconhecimento e reafirma a defesa dos direitos das/os trabalhadoras/es e de suas reivindicações. Ao longo de nossa trajetória investimos no fortalecimento desta categoria e apoio mútuo, seja através do encaminhamento de denúncias e atendimentos, seja nas ações de formação e articulação que realizamos em conjunto com o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu, pelos quais nutrimos profundo respeito e admiração!
A Saúde, a segurança e a qualidade de vida das domésticas importam! Direito não é favor! Empregadas domésticas merecem respeito e reconhecimento!
Fonte IBGE, verificado em: https://www.poder360.com.br/economia/seis-anos-apos-pec-das-domesticas-70-dos-empregados-estao-na-informalidade/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support