27 de abril – Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Hoje, 27 de abril, é o Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

A data marca a luta incessante da categoria por direitos, respeito e reconhecimento! Luta essa que se fez ainda mais presente com a Covid-19, onde os direitos assegurados pela PEC das Domésticas (PEC 66/2012) e pela Lei Complementar 150/2015, foram ainda mais ignorados.

Segundo dados do IBGE de 2019, apenas 28,4% das trabalhadoras e trabalhadores domésticas(os) possuem carteira de trabalho assinada. O que representa 1,77 milhão, das mais de 6,24 milhões de profissionais que atuam na área.

Em sua maioria negra, as mulheres trabalhadoras domésticas enfrentam a desvalorização de suas vidas por parte do governo, com a redução do Auxílio Emergencial, e por parte de seus chefes que não as liberam de seus serviços para que possam cumprir o isolamento social.

Um retrato do descaso é o fato de que a primeira vítima fatal da covid-19, no Brasil, foi uma trabalhadora doméstica. Cleonice Gonçalves, de 63 anos, foi infectada pelos patrões que haviam chegado da Itália.

Cleonice era uma mulher negra e periférica. Enfrentava mais de 120 quilômetros, de sua casa, em Miguel Pereira, até seu local de trabalho, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.

E é por Cleonice e por tantas outras mulheres trabalhadoras domésticas que se foram pelo total desrespeito a suas vidas que gritamos Vacina Para Todas Já! e Auxílio Emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia.

Por Mim, Por Nós e Por Todas!

Pela Vida de Todas as Mulheres Trabalhadoras Domésticas!

Fonte: Fenatrad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support