28 de maio – Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher / Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Dia 28 de maio é o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna e Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, importante data do calendário feminista que visa promover ações políticas necessárias para melhorar as condições de saúde da mulher, em especial, as gestantes.

A Mortalidade Materna é o óbito causado por qualquer fator relacionado ou agravado pela gravidez, por medidas tomadas em relação a ela, ao parto ou ocorridos no período do puerpério.

 

As mulheres negras somam mais da metade das vítimas, o que demonstra como a problemática tem raízes profundas no racismo, no machismo e na desigualdade socioeconômica.

 

De acordo com dados do Observatório Obstétrico Brasileiro, desde o início da pandemia, as mulheres negras foram 1.095 das gestantes e puérperas que morreram da doença, cerca de 54% do número total de gestantes que perderam a vida por conta da covid-19.

 

Assim, nesta importante data reafirmamos nossa luta no enfrentamento à misoginia e racismo, ainda tão arraigadas nas práticas de saúde e a necessidade do fortalecimento de políticas públicas que garantam às mulheres um atendimento de qualidade no pré natal, parto e pós parto.

 

Pela qualidade do pré natal e assistência ao parto e pós parto, pela garantia do aborto legal e seguro. Pelo enfrentamento do racismo, da violência obstétrica e misoginia nos serviços de saúde!

 

Por mim, por nós e pelas outras! É pela vida de TODAS as Mulheres Trabalhadoras, seja em casa ou na rua!

 

#Camtra25anos

#MortalidadeMaterna

#SaudedaMulher

#PormimPorNosPelasOutras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support