Dia Internacional da Mulher Indígena – 05 de Setembro

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
Hoje, dia 5 de setembro, é o Dia Internacional da Mulher Indígena, data que foi instituída em 1983, durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América, em Tihuanacu (Bolívia).

 
A Data foi escolhida em memória a execução de Bartolina Sisa, em 1782, mulher quéchua que foi esquartejada durante a rebelião anticolonial de Túpaj Katari, no Alto Peru. A ONU Mulheres marcou a data reafirmando o apoio às mulheres indígenas na busca por justiça e em defesa dos direitos individuais e coletivos.
 
As mulheres indígenas desempenham historicamente um papel fundamental nas famílias, comunidades e vida de seus povos. São trabalhadoras que devem ser visibilizadas e ter seus direitos preservados.
 
Foto emblemática da Primeira Marcha das Mulheres Indígenas, ocorrida em Agosto/2019, em Brasília, onde, mais uma vez, as mulheres indígenas demonstraram sua força ancestral e organização na luta contra o massacre e perda de direitos dos povos indígenas.
 
Mulheres indígenas resistem!
 
Foto: Camtra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support