656º Aniversário de Cristina de Pisano

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Hoje seria o 656º aniversário de Cristina de Pisano, uma poetisa e filósofa italiana que viveu na França durante a primeira metade do século XV. Conhecida por criticar a misoginia presente no meio literário da época, quase que completamente masculino, foi a primeira mulher reconhecida da literatura francesa que conseguiu viver de seu trabalho nas letras.

Após a morte de seu marido, que a deixou com muitas dívidas e com dois filhos ainda pequenos para criar, Cristina decidiu se dedicar às letras, e com isso, chamou a atenção da corte e de alguns ricos mecenas. Em seu trabalho nunca deixou de defender a importância das mulheres para a sociedade, e a necessidade de promover uma educação igualitária para ambos os sexos. Em seus textos, tentava sempre incentivar as mulheres a se fortalecerem na luta contra a misoginia da época. Em sua última obra, Ditié de Jeanne d’Arc, escrita no mosteiro de Poissy, para onde se retirou no fim da vida, Cristina de Pisano celebrava o aparecimento de uma líder mulher e militar francesa, Joana d’Arc!

Apesar de desconhecermos até os dias de hoje a data exata de sua morte, Cristina não caiu no esquecimento, pois mesmo após a sua morte o interesse por seus livros e ideias continuaram aumentando através dos tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support