CAMTRA na mídia

8 de março da CAMTRA: Em defesa da vida, dos direitos e das escolhas das mulheres

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional de luta das Mulheres. Nesta data que relembra a luta histórica das mulheres por seus direitos, e ao longo de todo mês, a Camtra fortalece sua luta e articulação permanente em defesa da igualdade de gênero, dos direitos das trabalhadoras e pelo fim da violência contra a mulher.

Enquanto organização feminista, acreditamos e reforçamos que a luta e as ações que pleiteiam a igualdade de gênero, o combate à violência e ás opressões devem ser realizadas o ano inteiro, principalmente diante dos retrocessos que vivemos no Brasil e na América Latina, diante do avanço do conservadorismo sobre os direitos sexuais, reprodutivos, trabalhistas e sociais das mulheres. No entanto, a visibilidade da data é importante para ressaltarmos a nossa força e celebrar nossa resistência, que é histórica e que continua porque ainda há muito a conquistar para vivermos em uma sociedade realmente justa e igualitária!

Confira algumas das nossas ações no 8 de março deste ano:

Dia 07/03 – Feira Fluida

No sábado, dia 7/03, a CAMTRA esteve presente na Feira Fluida: edição especial do Dia Internacional das mulheres! A Fluida é uma feira que tem como objetivo fomentar um espaço físico, visual, comercial e de troca entre produtoras/es, artistas independentes e público, de forma acessível. No local, montamos um stand da CAMTRA, onde dialogamos com as mulheres que passavam pela feira e também distribuímos nossos materiais informativos: nosso calendário feminista em homenagem a Lélia Gonzalez e adesivos do 8 de março, além de preservativos femininos e masculinos e gel lubrificante.
Nós também participamos de uma roda de conversa sobre mulheres e suas iniciativas empreendedoras, onde discutimos e trocamos com as produtoras e artistas presentes os desafios das mulheres no empreendedorismo e no mercado de trabalho e mecanismos de lutar e reafirmar nossa valorização e respeito nesses espaços!

Dia / 08/03 – Farofa Feminista

No dia 8, a CAMTRA participou da Farofa Feminista do Dia Internacional das Mulheres, que aconteceu em Copacabana. O Evento reuniu diversos coletivos, redes e movimentos feministas e de mulheres na calçada da famosa praia. Foi um momento de troca e companheirismo entre as mulheres e também de visibilizar e lutar juntas pelas pautas que nos mobilizam como o combate à violência contra as mulheres, ao machismo, racismo e LGBTFOBIA, a descriminalização do aborto e a luta pelos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres, entre outros temas. Além de mobilizar e trocar com antigas e novas companheiras de luta durante o evento, a CAMTRA também distribuiu materiais informativos, o calendário feminista em homenagem a Lélia Gonzalez e adesivos do 8 de março, além de preservativos femininos e masculinos e gel lubrificante.

              

 

Dia / 08/03 – Roda de Conversa – GT Mulheres da Articulação de Agroecologia Serramar

Também no domingo, dia 8, a CAMTRA realizou uma Roda de Conversa sobre Violência Contra as Mulheres junto às trabalhadoras do GT Mulheres da Articulação de Agroecologia Serramar, em Casimiro de Abreu(RJ). A atividade foi parte do encontro comemorativo do 8 de março realizado pelo GT Mulheres, grupo de trabalho que reúne trabalhadoras do campo, e busca discutir suas demandas não só enquanto produtoras rurais mas também enquanto mulheres, debatendo questões como a importância do combate à violência doméstica e demais políticas públicas que abarquem as suas famílias e comunidades.

O encontro serviu como lente de aumento para estreitarmos parcerias e futuros diálogos da Camtra em 2020. Além de rodas de conversas e feira de exposição com empreendedoras locais, houve muita troca e animação entre todas presentes!

Dia 09/03 – Entrega de rosas às trabalhadoras na Central do Brasil, Saara e Uruguaiana

Na segunda, dia 9, a partir das 6h da manhã, a equipe da CAMTRA já estava na Central do Brasil realizando a nossa tradicional entrega de rosas do 8 de março às mulheres trabalhadoras. Aproveitamos o momento para conversar com elas sobre a importância do 8 de março e da luta das mulheres, do combate e denúncia de toda e qualquer forma de violência de gênero e do apoio mútuo entre mulheres. Depois da Central do Brasil foi a vez das trabalhadoras e multiplicadoras da CAMTRA, da Saara/Uruguaiana, receberem as rosas. Registramos nossa profunda admiração por todas as mulheres guerreiras e trabalhadoras do dia a dia. As trabalhadoras também estão recebendo nossas cartilhas informativas e nosso calendário feminista em homenagem a Lélia Gonzalez.

                                      

 

Dia 09/03 – Ato Unificado do 8M: É pela Vida das mulheres


Fechando a semana de mobilizações, na noite de a segunda (9) participamos também do Ato Unificado do 8 de março, que aconteceu no Centro do Rio de Janeiro. A mobilização somou-se a dezenas de outras em todo o país em defesa da vida, das escolhas e dos direitos das mulheres! Na ocasião, a CAMTRA realizou uma performance contra a violência de gênero e contra todas as formas de opressão e violência que nos atingem, bradando “Basta!”. Basta de machismo, racismo, lesbofobia e transfobia! Pela nossa vida e pela vida de todas as nossas companheiras.

 

    

 

Acompanhe as próximas ações da CAMTRA aqui no site e nas nossas redes sociais: facebook.com/camtra.cmt e instagram.com/camtra.cmt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support