Semana do Voto Feminino: 90 anos de luta no Brasil – Deputadas Estaduais

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Primeiras Deputadas Estaduais Eleitas no Brasil – 1934

As mulheres conquistaram o direito político de votar e serem votadas em 24 de fevereiro de 1932. O movimento feminista iniciou a luta para a eleição de mulheres.

Em 1934, houve eleições para as Assembleias Constituintes Estaduais, na qual 9 mulheres foram eleitas. Dentre elas destacamos:

Antonieta de Barros (1901-1952)  – Professora, Jornalista, Primeira Deputada Estadual Negra eleita no Brasil.

Filha de Catarina Waltrich, escrava liberta, Antonieta rompeu estereótipos sexistas, racistas e classistas e formou-se no Curso Normal. Lutava para que todas(os) as brasileiras(os) tivessem acesso à educação, e por isso fundou o Curso Antonieta de Barros, para alfabetizar as(aos) pobres, ainda em 1920.

Como Deputada exerceu seu mandato até 1937 quando a ditadura militar a interrompeu. Mesmo ano em que lançou o livro “Farrapos de Ideias”. Incansável na luta foi eleita novamente em 1947.

 Valorizou sua categoria criando o Dia do Professor e o feriado escolar Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948. Também criou leis de concurso para o magistério de bolsas de estudos para alunas(os) de baixa renda.

Este ano, após 70 anos de sua morte, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reconheceu Antonieta de Barros como Doutora Honoris Causa. Reconhecimento importante para romper com a história colonial europeia em Santa Catarina que até hoje mantém Antonieta de Barros como a Única Negra eleita Deputada Estadual no estado.

 

Maria do Céu Fernandes – (1910-2001) Professora, Jornalista, Primeira Deputada Estadual eleita no Rio Grande do Norte.

 

Natural de Curral Novos, interior do Rio Grande do Norte, Maria do Céu formou-se Contadora em Natal. Aproveitou a oportunidade para aprender inglês, italiano e francês.

Começou a lecionar aos 18 anos, ao retornar para Curral Novos, onde fundou junto com o pai o jornal “O Galvão”.

Era participava política e socialmente em sua cidade. Foi eleita em 1934 para Assembleia Constituinte pelo Partido Popular, realizava Congressos Feministas pela participação política das mulheres. Em 1937 teve seu mandato cassado pelo Estado Novo.  

 

Antonieta de Barros e Maria do Céu Pereira marcaram história junto com outras 7 mulheres pela representatividade feminina nos parlamentos estaduais em 1934.

 

Mas para que conquistássemos o sufrágio feminino universal, e para que as mulheres pudessem intervir politicamente em busca de seus direitos, ainda haviam (e continuam havendo) muitas batalhas nesta luta.

Acompanhe a nossa série Semana do Voto Feminino: 90 anos de Luta no Brasil e conheça melhor a nossa história.

 

https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-10-15/antonieta-de-barros-a-parlamentar-negra-pioneira-que-criou-o-dia-do-professor.html

https://pantim.com.br/mulher-e-politica-no-rn-um-pouco-sobre-maria-do-ceu-pereira-fernandes/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support