Semana do Voto Feminino – 90 anos de Luta no Brasil – Presidenta Dilma Rousseff

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Presidenta Dilma Rousseff

Economista, Secretária de Finanças de Porto Alegre (1986), Ministra de Minas e Energia do Brasil (2003), Ministra da Casa Civil do Brasil(2005), Presidenta eleita (2010) e reeleita (2014), Dilma Rousseff foi a primeira mulher eleita Presidenta no Brasil.

A trajetória política de Dilma Roussef iniciou ainda aos 16 anos na Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop), aos 21 por atuar ativamente contra a ditadura no Brasil precisou abandonar a faculdade e viver na clandestinidade.

Mesmo vivendo na clandestinidade Dilma foi presa e torturada em 1970, além de ter seus direitos políticos cassados por 10 anos. Resistente, Dilma continuou atuando a favor da democracia através da campanha do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 1980 foi uma das fundadoras do Partido Democrático dos Trabalhadores (PDT) onde ficou até 2001.

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 2002 atuando no planejamento de Minas e Energia, com a eleição do presidente Lula, Dilma assumiu este Ministério. Em 2005 passou a Ministra da Casa Civil, e em 2011 assumiu a Presidência da República sucedendo o presidente Lula por dois mandatos.

Durante o governo Dilma, a desigualdade entre as classes diminuiu e milhares de mulheres saíram da pobreza e sancionou a lei do feminicídio 13014/15 que tipifica o assassinato de mulheres por violência doméstica e pelo fato de ser mulher.

Suas ações para uma sociedade mais justa e igualitária foram interrompidas por um Golpe misógino realizado em 2016 pela elite política machista e branca que compunha o Congresso Nacional e por não aceitar uma mulher governar a nação brasileira lhe impuseram um impeachment.

A resistência, atitude, força, energia, lucidez, inteligência e competência de Dilma são bases para que nós mulheres saibamos hoje que além de ser eleitas temos o desafio de permanecer na político para que a democracia seja de fato representativa para toda a sociedade brasileira.

Fonte: https://memoriasdaditadura. org.br/biografias-da-resistencia/dilma-rousseff/

#paratodasverem: card com fundo roxo, branco e lilás, letras roxa e magenta. À direita foto da Presidenta Dilma Rousseff.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support