Almerinda Farias Gama – Março de Lutas pelas Mulheres

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Bom dia, trabalhadoras! 🌻

Dando continuidade à nossa série “Março de Lutas pelas Mulheres”, a homenageada de hoje é Almerinda Farias Gama (1899 – 1992).

Nordestina, nascida em Maceió, Almerinda foi uma das primeiras mulheres negras a atuar na política brasileira. Advogada, jornalista e sindicalista, ela se entendia como uma “feminista de ação”.

Sua movimentação, junto a de outras mulheres, pela participação feminina nas eleições foi fundamental para que, atualmente, 52% do eleitorado brasileiro seja de mulheres. Número que pode decidir qualquer eleição, inclusive a presidencial.

Ainda na infância, se mudou para o Pará, mas, após a morte de seu filho e de marido, mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1929. Nessa cidade, começou a sua luta feminista, após descobrir que recebia menos que seu colega de trabalho.

Seu engajamento na política começou em 1933, onde foi indicada como delegada na votação que escolheu os integrantes da Assembleia Nacional que elaboraria uma nova Constituição. Em 1934 participou das eleições Parlamentares do Distrito Federal. Mesmo sem ser eleita, se tornou dirigente do Partido Socialista Proletário do Brasil, até 1937.

De injustiçada, Almerinda fez-se luta. Desta luta, nós, mulheres trabalhadoras, seremos eternamente gratas!

Fonte: http://www.dmtemdebate.com.br/16-de-maio-de-1899-nasce…/

Fonte: http://www.agenciadenoticias.uniceub.br/?p=15281

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support