Aniversário de Rosa Luxemburgo

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Companheiras!

No dia 5 de março de 1871, na Polônia, nasceu Rosa Luxemburgo. Filósofa, militante comunista e feminista, Rosa travou, durante toda a sua vida, uma intensa luta pelos direitos trabalhistas, principalmente no que diz respeito a causa das mulheres operárias europeias.

Como muitas mulheres trabalhadoras, Rosa começou sua luta em movimentos dentro da escola onde estudava, em Varsóvia, capital da Polônia. No Ensino Médio, entrou para o Partido do Proletariado, que era socialista, e organizou sua primeira greve.

Rosa levou sua luta para a Suíça, Rússia e Alemanha, local que foi seu principal campo de ação contra o sistema de opressão das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Com uma voz imponente, era considerada uma mulher rebelde e subversiva. À frente de seu tempo, não se submetia às regras que a sociedade impunha ao seu sexo. Em uma época que o divórcio era um tabu, Rosa se casou duas vezes, uma delas, somente para conseguir a cidadania alemã. Nos dois casamentos se divorciou, no primeiro, após descobrir ter sido traída e, no segundo, após passar o período de necessidade do casamento para garantia da nacionalidade.

“Socialismo ou barbárie” passou a ser a sua frase de luta após perceber que o capitalismo cria a barbárie, especialmente com a ascensão do militarismo e das guerras. Por vir de movimentos sindicalistas, Rosa acreditava na revolução sem armas. Ela defendia a revolução pelo meio de reformas, com formação de sindicatos para unir e apoiar a luta das(os) trabalhadoras(es). Era a favor de uma radical, porém lenta, transformação social em defesa do proletariado.

A vida e luta de Rosa Luxemburgo nos acompanha durante todos os dias de caminhada. Por Mim, Por Nós e Por Todas! Somos Todas Rosa Luxemburgo!

Fontes: https://brasilescola.uol.com.br/biogr…/rosa-luxemburgo.htm / https://brasil.elpais.com/…/cultura/1547209310_525215.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support