Atenção! Trabalhadora e Trabalhador Ambulante: recadastramento!

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que as/os trabalhadoras/es ambulantes do Rio têm até o dia 26 de outubro para fazer a atualização dos dados cadastrais pelo site ou em uma das nove Naves do Conhecimento (veja o local de cada unidade em https://navedoconhecimento.rio/).

“Feito por meio de formulário online, a inscrição repete os mesmos erros do último cadastro, realizado em 2009.

Na época, um sistema de pontos controverso acabou concedendo licença a pessoas que não trabalhavam com o comércio de rua. Desde então, os camelôs são submetidos a uma nova rede de exploração: além dos esquemas de “arrego” mais tradicionais, cobrados por agentes de fiscalização, os ambulantes agora são levados a alugar autorizações, a preços abusivos, para conseguir trabalhar.

Além do aluguel, as/os camelôs ainda se responsabilizam por qualquer multa que venham a receber e pelo pagamento da TUAP, que deve ser renovada anualmente” – Observatório das Metrópoles (https://bit.ly/2N8xhFU)

Sobre o recadastramento Maria Carmo, fundadora do Movimento Unido dos Camelôs – MUCA afirmou “Esse recadastramento é apenas uma resposta para a sociedade, algo que eles não conseguiram fazer até hoje, desde o andamento nos cadastros de 2009. Nós discutimos com a prefeitura contra esse recadastramento online porque a prefeitura tinha que fazer um recadastramento no local onde as pessoas trabalham. Eles tinham que vir na minha barraca, identificar que eu trabalho ali e me recadastrar”, disse Maria.

Trabalhadoras e trabalhadores ambulantes resistem!

#PraCegaVer Imagem com fundo laranja onde está escrito em fonte branca: “Atenção trabalhadoras e trabalhadores ambulantes”

#trabalhadoraambulante #trabalhadorambulante #vendedoraambulante #vendedorambulante #camelô #camelôs #riodejaneiro #prefeiturariodejaneiro #MUCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support