CAMTRA no Fórum Social das Resistências 2020

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

De 21 a 25 de janeiro, a CAMTRA marcou presença no Fórum Social das Resistências, em Porto Alegre. O evento contou com diversas atividades simultâneas em toda região metropolitana de Porto Alegre e é parte das mobilizações para o próximo Fórum Social Mundial, que acontecerá na Cidade do México. O objetivo é fortalecer a articulação entre os movimentos sociais em torno de uma agenda global de resistência contra todas as formas de opressão, em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente!

No primeiro dia do evento, participamos da Marcha Unificada das Resistências, que tomou as ruas do centro histórico de Porto Alegre. Durante a marcha aproveitamos para distribuir nossos materiais entre as mulheres que participavam do ato e entre as trabalhadoras  do Centro de Porto Alegre.

Barraca de Direitos

A primeira Barraca de Direitos da CAMTRA em 2020, aconteceu em Porto Alegre(RS), durante nossa participação na Feira de Economia Solidaria do FSr2020Foi um momento único de troca, onde dialogamos com as mulheres sobre as semelhanças e diferenças nos contextos das duas cidades, Rio de Janeiro e Porto Alegre em diversos aspectos como feminismo, direitos das mulheres, direitos sociais das trabalhadoras, sexualidade feminina, racismo e outros assuntos. Também realizamos a entrega dos preservativos femininos e masculinos e gel lubrificante, e dos materiais da CAMTRA como a cartilha informativa sobre violência contra a mulher e o calendário feminista 2020 que homenageia Lélia Gonzalez, para as trabalhadoras da feira e do entorno do Praça XV, no Centro Histórico de POA e também para as que passavam pelo local.Ainda batemos um papo com as artesãs e expositoras, sobre a importância da economia solidária para o empoderamento feminino e a articulação em rede das mulheres.

 

Plataforma MROSC

Durante o Fórum, a CAMTRA também cumpriu agenda referente ás atividades da Plataforma por Um Novo Marco Regulatório das Organizações de Sociedade Civiil — Plataforma MMROSC. Uma delas, foi a roda de conversa que aconteceu no dia 23 de janeiro,“Plataforma MROSC: Resistências e Convergências na afirmação da democracia”  na Assembleia Legislativa do Rio Grande do SUL (ALERGS) e contou com a presença de diversas OSCs, sindicatos e pesquisadoras(os). A mesa foi coordenada por Eleutéria Amora da Casa da Mulher Trabalhadora-CAMTRA e Associação Brasileira de ONGS-Abong e Eliana Rolemberg da Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE; e composta  por Aldiza Soares da Silva (Fundação Grupo Esquel Brasil), Igor Ferrer (Cáritas Brasileira), Candice Ferreira Araújo (Elo Brasil), Daniel Rech (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias-UNICOPAS) e Marta Lago (CAMTRA)  e pelo Deputado Federal Afonso Florence,.

A atual conjuntura política e os desafios do ambiente legal de implementação MROSC, como os ataques as ONGs e OSCs e as sucessivas investidas de criminalização burocrática, foram alguns dos principais pontos mobilizados. Uma das estratégias de enfrentamento debatidas nesse âmbito foi a judicialização da lei do MROSC. “Se o legislativo não nos contempla e apresenta repetidas falhas na sua relação com sociedade civil a partir dos instrumentos do MROSC, nós devemos sim recorrer ao judiciário. Não podemos ficar acuadas diante disso e achar que não há saída. Se for preciso judicializar as pautas, faremos isso, mas não vamos continuar sendo atacadas e e humilhadas da maneira que está acontecendo atualmente.” pontuou Eleutéria Amora, coordenadora geral da CAMTRA e diretora executiva da Abong.

Ao final do encontro, ficou acordada a construção de uma agenda de articulação política, com a realização de oficinas, formações e caravanas sobre a Plataforma MROSC para as OSCs no estado do Rio Grande do Sul e demais estados do Sul do país, ainda sem data definida.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support