Carolina Maria de Jesus: Março de Lutas pelas Mulheres

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

“Eu sou negra, a fome é amarela, e dói muito”. A frase é de Carolina Maria de Jesus (1914 – 1977), mulher negra, favelada, poetisa, uma das primeiras escritoras negras do Brasil.

Carolina de Jesus merece reconhecimento pela sua coragem de retratar a dura vida das mulheres trabalhadoras através da escrita, um espaço dedicado aos homens brancos, da alta classe de São Paulo.

Desde o dia 27 de fevereiro de 2021, é Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), agora reconhecida também por suas virtudes e méritos.

Ainda menina foi acusada de ser feiticeira, porque meninas negras não poderiam saber ler e escrever. Estudava porque a patroa de sua mãe pagava-lhe os estudos.

Mineira, foi em São Paulo, na favela do Canindé, que em meio aos papéis que coletava, pegava livros, uns cadernos e folhas onde narrava todo o seu cotidiano.

Assim nasceu “Quarto de despejo – diário de uma favelada”. Atualmente, o livro foi traduzido para mais de 14 idiomas.
Foi com as vendas do “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada” que Carolina conseguiu ter melhores condições de vida e lançar outros livros de maneira independente: “Casa de Alvenaria”, “Pedaços de Fome” e “Provérbios”.

No dia 13 de fevereiro de 1977, Carolina Maria de Jesus veio a falecer após uma insuficiência respiratória. Nunca deixou de escrever e de lutar para publicar suas obras.

Após sua morte, seu legado e sua memória permanece viva nos coletivos, grupos, organizações e movimentos que sentem-se mais potentes com a força desta mulher preta!

Leia mais: #julhodasPretas: Carolina de Jesus

Leia mais: Dia da Consciência Negra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support