18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

18 de maio

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, um crime bárbaro conhecido como o “Caso Araceli” chocou todo o país.

Araceli era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade, crimes que até hoje permanecem impunes.

 

Essa violência cruel é estrutural e silenciosa  têm números assustadores:

➡️Brasil registra ao menos 136 casos de violência contra crianças e adolescentes por dia no 1º semestre de 2021 (Fórum Brasileiro de Segurança Pública);

 

➡️Em 2020, primeiro ano da pandemia de COVID-19, o Brasil registrou 37.915 estupros contra crianças e adolescentes (Unicef);

 

➡️No período de 2019 e 2021 o crime com maior número de vítimas de 0 a 17 anos é o estupro. Quase 85% das vítimas são do sexo feminino. (Fórum Brasileiro de Segurança Pública);

Não Caia na Rede! 

📢Desde 2014, a CAMTRA desenvolve a campanha Não Caia na Rede! Não à Exploração  Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem por objetivo compartilhar com meninas e mulheres, em especial as que estão em alguma situação de vulnerabilidade, informações sobre exploração sexual, formas de identificar o aliciamento e de realizar denúncias.

Meninas Indígenas: Presentes!

Seguimos exigindo justiça pelos feminicídios da jovem Daiane Sales, da Reserva Indígena de Guarita/ RS e Raissa Cabreiara, 11 anos, da aldeia Bororo/MS, ambas foram violentadas e brutalmente assassinadas em agosto de 2021.

Lembramos ainda o caso da menina Yanômani de 12 anos, estuprada até a morte por garimpeiros que invadiram a Terra Indígena Yanômani em Roraima no dia 25 de abril de 2022.

A violência sexual contra meninas indígenas é invisibilsada desde a colonização, mas nós seguiremos denunciando e lutando pelo respeito aos seus corpos e territórios.

Defenda-se

✊🏿Em caso de qualquer suspeita de uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie! Vamos proteger nossas meninas e jovens, cuidar da infância é cuidar do nosso futuro!

 

Não a exploração sexual de meninas e mulheres!

 

Por Mim, Por Nós e Pelas Outras!

 

Fontes:

Homepage

https://www.facebook.com/GCurumim/videos/363070118940695/?extid=WA-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&ref=sharing

 

#ParaTodasVerem Card com fundo de tijolos amarelos e na frente o titulo da data “ 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes e a ilustração de meninas, no canto inferior a barra de informações da camtra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support