O que é Identidade de Gênero?
A construção da identidade de gênero – isto é, designar-se, comportar-se e assumir socialmente o papel de mulher ou de homem – não decorre puramente do determinismo biológico. Significa dizer que o fato de um ser humano apresentar um conjunto de informações cromossômicas, órgãos genitais e características reprodutivas e fisiológicas específicas não o define como homem ou mulher. Isso porque o gênero não se adquire biologicamente ou anatomicamente. Pelo contrário, é uma experiência interna, individual, que pode ou não corresponder ao sexo biológico. A identidade de gênero é a percepção que uma pessoa tem de si mesma, como pertencente ao gênero masculino, feminino ou a qualquer outra identidade que não corresponda aos padrões sociais conhecidos.
LGBTFobia
LGBTFobia
Hostilidade geral, psicológica e social contra aquelas(es) que, supostamente, sentem desejo e/ou têm práticas sexuais com indivíduos do mesmo sexo.
Clique aqui e
DEFENDA-SE!
O que é Identidade de Gênero?
Entenda o significado e caso esteja passando por alguma situação de LGBTFobia clique aqui e DEFENDA-SE!</a></h4>
Clique aqui e
DEFENDA-SE!
O que é Orientação Sexual?
Entenda o significado e caso esteja passando por alguma situação de LGBTFobia
Clique aqui e
DEFENDA-SE!
Racismo
Racismo
Ações discriminatórias e/ou preconceituosas em função de raça, cor, etnia, religião ou origem nacional.
Clique aqui e
DEFENDA-SE!
Injúria Racial
Xingar, acusar e/ou ofender usando elementos referente à raça, cor, etnia, religião ou origem nacional.
Clique aqui e
DEFENDA-SE!
Você passou por uma situação de LGBTFobia?
Violências contra a população LGBT estão presentes nos diferentes grupos de convivência social e formação de identidades. As ramificações se fazem notar no meio familiar, nas escolas, na igreja, na rua, no posto de saúde, na mídia, nos ambientes de trabalho, nas forças armadas, na justiça, na polícia, em diversas esferas do poder público e na falta de políticas públicas afirmativas que contemplem a comunidade LGBTT (Mott, 2006).
Dentre os tipos de violência LGBTfóbica, podemos verificar as seguintes práticas:
– Violência física, agressões, espancamentos
– Cyberbullying, agressões de cunho moral em forma de xingamentos e provocações que buscam menosprezar e difamar. No caso da LGBTfobia, as difamações morais têm por objetivo atingir alguém por ser lésbica, gay, bissexual, pela identidade de gênero (mulheres e homens trans, travestis, não-binários) ou pela sua expressão de gênero, quer dizer, pela forma como a sociedade que a conformidade dos gêneros.
– Impedir ou dificultar acesso ou permanência a emprego ou promoção na administração pública e/ou empresas privadas ou em qualquer ramo das Forças Armadas;
– Tratar as/os empregadas/os de forma diferenciada, quanto ao salário, acesso a equipamentos e condições necessárias; entre outros;
– Realizar anúncios ou qualquer outra forma de divulgação de vagas com exigências à aspectos de aparência próprios de raça ou etnia, salvo se as atividades justificarem essas exigências;
– Impedir acesso, permanência e/ou atendimento em estabelecimentos comerciais, escolas, hotéis, restaurantes, bares, estabelecimentos esportivos e recreativos, cabeleireiros, entradas sociais de edifícios e elevadores, uso de transportes públicos;
– Impedir ou criar obstáculos para realização de casamento ou convivência familiar e social;
– Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, incluindo a utilização de meios de comunicação social (rádio, televisão, internet etc.) ou publicação de qualquer natureza (livro, jornal, revista, folheto etc.).
Se você passou ou por algumas dessas situações de LGBTfobia, receba nossa solidariedade e saiba que não está sozinh@. Veja ao lado algumas informações que podem te ajudar.