Dia da Consciência Negra

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

20 de Novembro se celebra o Dia da Consciência Negra, em alusão a data de morte de Zumbi dos Palmares. Tendo sido incluída no calendário escolar em 2003 como aplicação da Lei 10.639. Em 2011, institui-se feriado em âmbito nacional a lei nº 12 519/2011. Nessa data também lembramos do papel de Dandara dos Palmares, companheira de Zumbi, na luta contra a escravidão e de seu papel crucial no Quilombo dos Palmares, que após ser presa preferiu se suicidar a voltar a ser escrava.

O 20 de Novembro é uma data simbólica para conscientizar a população sobre a inserção da população negra na sociedade; demonstrar que que a cultura brasileira foi formada a partir da vinda de pessoas escravizadas para o país e que essa história não pode ser esquecida; para lembrar que o Brasil é um país de maioria negra e que essa população ainda está à margem da sociedade; para denunciar que o racismo estrutural ainda está presente em todos os âmbitos, inferiorizando socialmente pessoas negras, principalmente as mulheres negras que carregam a tríade de preconceitos de classe, gênero e raça. Os dados não deixam dúvidas: se a taxa de homicídio por cada 100 mil habitantes em 2017 era de 5,2 entre as mulheres brancas, isso duplica se comparamos às mulheres pretas ou pardas (10,1).
É dia de lutar por justiça por todas as vidas tombadas diariamente pelo racismo no Brasil. Como o caso de João Alberto espancado até a morte no supermercado Carrefour, em Porto Alegre, na véspera do Dia da Consciência Negra.
Mas também por todas aqueles e aquelas que tombaram na luta pelo fim do racismo e ela transformação dessa sociedade. A CAMTRA, aproveita a data para mais uma vez saudar a luta das mulheres negras: Luísa Mahin, Marielle Franco, Dandara, Antonieta de Barros, Carolina Maria de Jesus, Beatriz Nascimento, presentes!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support