Dia das Mães – Somos Todas MÃES do Jacarezinho – RJ

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Vidas Negras Importam. Parem de nos Matar!

✊ Somos Todas Mães do Jacarezinho – RJ, esse Dia das Mães, 09 de maio de 2021, bem que poderia ser um dia com as crianças correndo, churrasco na laje, uma cervejinha gelada, música para todos os gostos.

Seria um domingo quase perfeito para as mães que estão sempre preocupadas se as filhas, os filhos, as netas e os netos já chegaram em casa.

Até mesmo quando já não moram mais com a gente, os pensamentos e perguntas nos veem à mente como turbilhão: será que estão bem?

Neste dia, 25 mães da Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, não receberam os abraços, beijos e afagos dos seus 25 filhos jovens periféricos, são corpos negros.

O racismo estrutural, mais uma vez, se mostra bem real. Assim como tantas outras chacinas, por este país afora, esses filhos foram executados por quem deveria nos proteger. Mais uma vez, a polícia civil do nosso estado demonstra que é capaz de passar por cima de tudo, de todas e de todos e matar, em plena luz dia, não se importando com quem quer que esteja na sua frente, mesmo que sejam crianças.

Era para ser uma mensagem de ânimo e não de tristeza e dor, mas não tem como deixar de ser também um grito de revolta, de luta e por justiça. Em tempo de pandemia da Covid-19 –ultrapassamos mais de 400.000 óbitos; segundo o IBGE, mais de 14 milhões de desempregadas e desempregados; um auxílio emergencial de valor baixíssimo; a política de vacinação para toda a sociedade não existe – e, para completar, o quadro geral gravíssimo, que acentua as desigualdades já existentes anteriormente, também acontece o descumprimento da decisão do Supremo Federal, de proibição de incursões, exceto em caso excepcionais, nas favelas, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, durante o período da pandemia. É revoltante e desumano.

Nossa solidariedade, luta, resistência e justiça a todas as Mães do Jacarezinho e a tantas outras, que continuam lutando por justiça e, ao mesmo tempo, criando uma onda de solidariedade para se fortalecerem mutuamente, para resistirem a tanta dor e crueldade.

Quando acontece algo tão bárbaro como o que aconteceu no Jacarezinho – RJ, perdemos, cada uma de nós, parte da nossa humanidade e só nos resta a luta, por ela trazer de volta a dignidade humana perdida de cada uma e cada um.

💪 Quem tem mais força para lutar por justiça do que uma mãe ferida ou em desespero? Então, neste dia das mães, terá choro, luta e resistência.

Feliz dia das mães que lutam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support