Dia das Professoras- Dados

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
Hoje, 15 de outubro celebramos o dia das professoras. O dia é de comemoração, mas também é de luta. A educação formal das mulheres só foi permitida no país em 1827, porém ainda era proibido o acesso ao ensino superior sendo esse direito apenas conquistado em 1879 sendo apenas em 1887 que Rita Lobato Velho Lopes (1867-1954) foi a primeira mulher a conquistar um diploma universitário no país. . Desde o século XIX ocorre no país a chamada feminização da docência , este fenômeno está ligado a imagem da mulher como portadora de um dom para o cuidado e por isso possuidora da vocação para o ensino. Essa imagem foi construída juntamente com o período em que os homens deixaram a área de ensino por conta da desvalorização e dos salários baixos. As mulheres da época que não tinham escolhas profissionais ocuparam o vácuo masculino aceitando as más condições de trabalho.
Atualmente os dados mostram que as mulheres se tornaram a maioria nessa profissão, porém apenas nas séries que vão até o ensino médio. No censo de 2017 de 2,2 milhões de professoras e professores no ensino básico 1,8 milhões eram mulheres. Justamente nas séries onde a educação se confunde com cuidados maternos e os salários são melhores. Na pré escola o número de mulheres é 19 vezes maior do que o de homens e na creche esse valor sobre para 40 vezes mais.
No ensino superior onde o salário é maior a maioria são professores . Um estudo mostra que na década entre 2006 e 2016 o número de mulheres lecionando no ensino superior subiu apenas 1%. E entre esse número de mulheres a maioria é branca e se encontra no sudeste.
Podemos ver que a desigualdade é grande para a classe das professoras e que ainda há muito pelo que lutar.

Fontes:

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/viewFile/4984/3064 ;http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Coord/Eixo3/482.pdf ;http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mulheres-sao-maioria-na-educacao-superior-brasileira/21206;https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2018/04/11/mulheres-no-ensino-superior-ainda-sao-minoria-apenas-na-docencia;http://sinprominas.org.br/noticias/professoras-sao-maioria-no-ensino-basico-mas-minoria-na-universidade/;https://www.df.senac.br/faculdade/dia-das-mulheres-qual-o-perfil-das-professoras-universitarias-do-brasil/;https://querobolsa.com.br/revista/dia-das-mulheres-qual-o-perfil-das-professoras-universitarias-do-brasilhttps://blogueirasfeministas.com/2017/09/04/a-trajetoria-de-exclusao-da-educacao-feminina-no-brasil/http://www.faperj.br/?id=2748.2.6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support