Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

O dia 25 de julho é uma importante data no calendário feminista por marcar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data teve origem durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. Ao longo dos anos, a data vem se consolidando no calendário de luta do movimento negro e tem resgatado a luta e a resistência das mulheres negras, bem como cumprido o papel de denunciar as consequências da dupla opressão que sofrem, com o racismo e o machismo. No Brasil, o dia também é em homenagem à Tereza de Benguela, por lei (nº 12.987/2014) sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. Tereza de Benguela, foi uma líder quilombola no Valé do Guaporé, Mato Grosso, que viveu durante o século 18. Lá ela liderou o Quilombo de Quariterê, após seu companheiro José Piolho ser morto por soldados. Ficou conhecida como Rainha Tereza e o Quilombo comandado por ela resistiu da década de 1730 ao final do século XVIII.

Essa data é importante porque chama a reflexão para visibilizar a condição da mulher negra na sociedade como um todo, levando em conta indicadores sociais, econômicos, políticos.

A população negra corresponde a 53% dos brasileiros (cerca de 97 milhões) e, mesmo sendo maioria, ainda luta para eliminar desigualdades e discriminações. E quando se trata de gênero, o abismo é ainda maior. As mulheres negras estão sub-representadas no Legislativo, Executivo, Judiciário, na mídia e em outros espaços de poder.

Por essa falta de representatividade, pelo genocídio da população negra e racismo/machismo sobre a mulher negra, vamos marchar!

Dia 29 de julho, neste domingo, acontecerá a IV Marcha das Muheres Negras na praia de Copacabana, das 10h às 15h. Vamos todas!

Fontes: Geledes; Andes; Blogueiras Negras.

#mulheres #mulheresnapolitica #mulher #feminismo #feminista #feminism #misoginia #machistasnãopassarão #mulheresunidas #juntassomosmaisfortes #sororidade #mulhernegra #mulheresnegras #terezadebenguela #25dejulho #diadamulhernegralatinoamericanaecaribenha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support