Dia Internacional da Pessoa Idosa

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
Hoje no Dia Internacional da Pessoa Idosa, nós da CAMTRA separamos parte da pesquisa do Dossiê da Pessoa Idosa de 2019 com os números de vítimas registradas sob o título Estatuto do Idoso.
Trazemos também um trecho do texto escrito em junho/2020 por, Eleutéria Amora, Coordenadora Geral da CAMTRA e Diretora da ABONG:
“Você está velha, não serve para nada, infelizmente as/pessoas idosas vão morrer mesmo”
“No início da pandemia do COVID-19, no Brasil, em especial, tentaram colocar em um grupo somente, no caso, o das pessoas idosas, a responsabilidade do isolamento social.”
Explodiram nas mídias sociais, este tipo de citação e vários memes de que velhas/os podem morrer, não tem problema, por serem considerados um grupo de riscos frente a pandemia do coronavírus.
O desrespeito, crueldade e a ignorância fizeram algumas pessoas tentarem passar para a nossa sociedade que as pessoas idosas são descartáveis Ferindo um direito universal dos direitos humanos e as prerrogativas do Estatuto do Idoso.
No Brasil, o número de pessoas acima dos 60 (sessenta) anos já ultrapassa os 30 (trinta) milhões, o que representa mais de 15% (quinze por cento) da população. 4,3 milhões de pessoas idosas vivem sozinhas (IBGE,2018). A pesquisadora emérita da Fiocruz, Cecília Minayo fala em mais de 60% dos casos de violência contra idosa ocorrem nos lares. Este contexto não se refere só ao Brasil, e sim internacionalmente, segundo dados apresentados pela pesquisadora. Dois terços dos agressores/as são filhos, que agridem mais que filhas, noras ou genros, e cônjuges, nesta ordem. As/os idosas/os quase não denunciam, por medo e para protegerem os familiares.
Um outro aspecto da violência contra as pessoas idosas que é crítica para as mulheres é a supervalorização da juventude, no caso dos homens, por exemplo se falarmos da estética cabelos brancos, grisalhos, são charmosos”, já as mulheres com cabelos brancos, é desleixo, feias, não é aceitável. Embora a estética não seja o principal, ela simboliza o imaginário, como o que é descartável ou não. Há ainda a questão da sexualidade, é natural homens mais velhos se relacionar com mulheres muito mais jovens, o contrário, sempre é um escândalo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support