Dia Internacional das Vendedoras e Vendedores Ambulantes – 14 de Novembro

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Hoje, dia 14 de novembro, é o Dia Internacional das Vendedoras e dos Vendedores Ambulantes. A data foi criada em 2012, na comemoração pelos dez anos do surgimento do StreetNet International, uma aliança formada na África do Sul com o objetivo de organizar as/os vendedoras e vendedores ambulantes de todo o mundo. Sete anos após a definição da data ainda temos um longo caminho de lutas e debates para garantir os direitos dessa parcela da população que ainda sofre e sangra pelas mãos do estado e a dificuldade de regulamentação da profissão.

Em 2009 a Camtra realizou uma importante pesquisa com as trabalhadoras ambulantes visando traçar o perfil dessa parcela cada vez mais expressiva em nosso país, e o resultado não surpreendeu: a grande maioria das mulheres ambulantes é composta por mulheres adultas, negras, com baixa escolaridade e moradoras de subúrbios ou da região metropolitana do Rio. A maioria absoluta delas, 97%, tinha responsabilidade no orçamento familiar, e destas, 46% eram responsáveis sozinhas pelo sustento de suas casas. Ou seja, a realidade do duro trabalho informal recai com ainda mais força sobre elas.

Dados mais recentes mostraram também que o número de ambulantes na rua saltou mais de 500% entre 2015 e 2018. Entre julho e setembro deste ano, a taxa de informalidade da população ocupada bateu recorde da série iniciada em 2012, chegando a 41,4% dos trabalhadores. Ou seja, a cada 10 trabalhadores, seis têm ocupações precarizadas.
As vendedoras e os vendedores ambulantes criam seus próprios postos de trabalho, contribuem para o crescimento econômico de suas regiões e fornecem um importante serviço de distribuição de mercadorias, fazendo-as chegar aos mais diversos públicos e realidades. Usando a própria força de trabalho, essa parcela trabalhadora do nosso país, ajuda a reduzir a pobreza e faz parte de nossa cultura e tradição e precisa ser arduamente protegida.

Hoje, a Camtra parabeniza a todas e todos as/os ambulantes pela força, luta e trabalho diário e se coloca em união nessa resistência pela garantia e defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores! Indicamos também a leitura da cartilha “Trabalhadoras Ambulantes: Vida, Trabalho e Direitos” no link abaixo:

Trabalhadoras Ambulantes: Vida, Trabalho e Direitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support