No Dia Internacional dos Direitos Humanos não podemos deixar de trazer os dados alarmantes da Violência contra as Mulheres em nosso país. Aqui no Brasil uma mulher é agredida a cada dois minutos. Segundo o Instituto de Segurança Pública já são mais de 120 mil casos subnotificados de lesão corporal decorrente de agressão doméstica em 2020, em meio a pandemia.
Por outro lado, o número de denúncias registradas diminuíram em 25,5% entre o período de março e abril deste anos, o que é reflexo da maior dificuldade em denunciar os crimes nas delegacias devido ao isolamento social.
As mulheres foram as mais afetadas nesta pandemia, especialmente as mulheres negras e periféricas, que continuam sendo o maior número de vítimas de violência. Muitas mulheres se viram obrigadas a viver trancadas com o próprio agressor e muitas delas não tiveram como denunciar as agressões.
O índice de feminicídio também aumentou em 22% na pandemia, uma mulher é assassinada a cada 9 horas, vítima de feminicídio , entregando o monitoramento mostra que há subnotificação e ausência de dados sobre raça, orientação sexual e identidade de gênero.
O Ligue-180, Central de Atendimento a Mulher que recebem denúncias de violência, registrou um aumento de 34% no número de denúncias no começo da pandemia.
Se você foi vítima de violência ou conhece alguma mulher que seja, não se cale, denuncie!
A CAMTRA disponibiliza em seu site a plataforma DEFENDA-SE com orientações sobre como se defender em casos de violência contra a mulher e a quais órgãos recorrer. Acesse o Defenda-se pelo link:
Fontes: