Dia Mundial da Mulher Rural

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Hoje também é o Dia Mundial da Mulher Rural, o qual foi instituído pela Organização Das Nações Unidas (ONU), em 1995, e pretende elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher no ambiente rural.

As #MulheresRurais fazem o desenvolvimento sustentável por meio da agricultura familiar, pesca, extrativismo, quilombos, aldeias, florestas, campos e águas.
Elas são responsáveis por 45% da produção de alimentos no Brasil e nos países em desenvolvimento. Quase tudo o que lucram, 90%, reinvestem na educação e no bem-estar da família. Trabalham cerca de 12 horas semanais a mais que os homens, mas somente 20% são proprietárias das terras onde produzem.

É inevitável falar sobre o quanto as mulheres do campo estão mais vulneráveis à violência, principalmente doméstica, por ser um ambiente com questões culturais mais conservadoras.
Dados da pesquisa realizada pela Contag em 2008 mostram que mais de 55% das trabalhadoras rurais entrevistadas sofreram algum tipo de agressão ou abuso sexual.

Deste grupo, mais de 63% declararam que a violência foi ocasionada pelos maridos e companheiros. Além disso, muitas cidades do interior carecem de estrutura para atender mulheres que estão em situação de violência.

Estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que além de justiça social, o empoderamento da mulher do campo pode representar um aumento de 30% na produção agrícola e garantir a segurança alimentar do planeta.

Pelo fim da violência contra a mulher do campo, da exploração das trabalhadoras rurais e pela reforma agrária as mulheres resistem!
Fonte: ONU e mulheresrurais.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support