Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Dia 27 de abril comemoramos o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, a data homenageia Santa Zita, que morreu neste dia e é padroeira da categoria. Conhecida por sua enorme generosidade, apesar das dificuldades, trabalhou a vida inteira como empregada doméstica e sempre que podia ajudava ao próximo. Zita, como tantas outras mulheres, representou a força e generosidade da mulher trabalhadora!
Hoje, 4 anos após a aprovação da PEC das Domésticas, que igualou a categoria segundo as diretrizes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ainda existe um longo caminho a percorrer para que a lei seja efetivamente cumprida. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 6,24 milhões de brasileiros trabalham em atividades domésticas, o maior número desde 2012. Porém, apesar do aumento do número total de trabalhadoras/es, a realidade é que conjuntamente a isso houve uma queda significativa no números de trabalhadoras/es com carteira assinada. Desde 2016, quando atingiu o seu pico com 2,05 milhões de empregados com carteira assinada, os domésticos com carteira encolheram 11,2%, atingindo em 2018 a marca de 1,82 milhões de pessoas.
Observando esses dados e a atual situação do Brasil em 2019, sabemos que temos um longo caminho a percorrer em meio a muitas lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.
Fruto do racismo e machismo estruturais, o emprego doméstico é uma categoria majoritariamente feminina e negra, que estão entre as populações mais precarizadas. Trabalhadoras/és domésticos tem que ser respeitados em seus direitos e igualdade as demais categorias! Cumpra-se a Lei!
Juntas, somos mais fortes e conseguiremos alcançar novos rumos para uma sociedade mais justa e igualitária.

#pracegaver
Em cima de um fundo de estampa de tecido chita nas cores amarela e tons de rosa e verde está escrito Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica em caixa alta. Abaixo, no canto direito está escrito: 4 anos desde a aprovação da Pec das Domésticas. No canto esquerdo aparece a data 27 de abrir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support