Dia Nacional de Luta por Creches

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
12 de Outubro, além do Dia das Crianças, também é o Dia Nacional de Luta por Creches. O movimento Luta por Creches
surge na década de 70 a partir da organização dos movimentos feministas e das mulheres periféricas.
Tendo como um dos seus marcos o Congresso Mulher Paulista, em 1979. Fruto da luta das mulheres, o direito a creche foi incluído na constituição de 1988 no art. 208 inciso IV, como um direito das crianças de 0 a 6 anos. Posteriormente, também foi previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (Lei 8.068 art 54) o atendimento em creche e em pré escolas às crianças de 0 aos 6 anos.
A luta pela luta das mulheres para que a sociedade e o Estado também se responsabilize pelos trabalhos dos cuidados, socialmente atribuído as mulheres. Além disso, sempre foi pautada com o caráter educacional ou seja, que a creche não é apenas um deposito de crianças, mas sim um lugar onde as famílias podem deixar suas crianças com seguranças e com atividades adequadas para o desenvolvimento infantil.
Também se reforça que o direito a creche é para todas as famílias e mães, que trabalhem fora de casa ou não.
Embora a creche seja um direito garantido por lei o acesso a esse espaço ainda é pequeno no país. O que afeta as oportunidades das mulheres em todas as áreas da vida, especialmente na sua inserção no mercado de trabalho. A maioria das um das mulheres negras e periféricas. Como diziam as mulheres nas campanha pelo direito a creche é preciso “O filho não é só da mãe.” Precisamos enfrentar a divisão sexual do trabalho e reivindicar mais creches e políticas públicas na esfera dos cuidados!

#ParaTodasVerem Foto com fundo roxo dividida em dois triângulos e com detalhes floridos. No lado esquerdo a foto de uma mulher trabalhadora sentada em uma cadeira com seu filho no colo. No lado direito um triangulo roxo com flores e a frase “12 de outubro. Dia Nacional de Luta por creche.” #Fimdadescrição

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support