Direito das Trabalhadoras Domésticas

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
A THEMIS junto com a Fenatrad e a Care lançaram este mês a campanha “Essenciais São Nossos Direitos” que chama a atenção para a alta informalidade da profissão das empregadas domésticas que foi uma das categorias afetadas pela pandemia. De acordo com a campanha 1,2 milhões de trabalhadoras domésticas perderam o emprego durante a pandemia. Esse número demonstra que os empregadores não conhecem e/ou não cumprem com os direitos das trabalhadoras domésticas previstos por lei.
As domésticas representam 14,7% das mulheres ocupadas no país de acordo com o PNAD de 2017. Sendo 63% negras. Essas mulheres ocupam uma profissão desvalorizada e informalizada onde são vitimas de violência sexual e racismo além de abusos por parte das empregadoras.
Desde 2015 a classe das domésticas é contemplada pela lei complementar nº150 que as coloca como categoria contemplada pela CLT que as protege de abusos no ambiente de trabalho e garante seus direitos como o FGTS.
Porém, a lei sofre com falta de divulgação e esclarecimento de forma que muitas trabalhadoras não conhecem os seus direitos.
Além das leis da CLT, em março de 2020 o Ministério Público do Trabalho emitiu a Nota Técnica nº 04/2020 que orienta empregadoras sobre como garantir medidas de segurança para as trabalhadoras domésticas durante a Pandemia. Embora não seja uma lei, é uma recomendação que deve ser seguida para a garantia de direitos.
Para saber mais sobre a campanha e os direitos das domésticas acesse:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support