Espaço Coruja – Como Funciona?

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
Ontem falamos sobre a Lei Espaço Coruja, projeto de Lei, apresentado pela Vereadora Marielle Franco e Vereador Tarcísio Mota. Aprovado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 2018, após o assassinato de Marielle Franco. Mas dois anos depois de sua aprovação o projeto ainda não saiu do papel.
Hoje, quando completam 2 anos e 7 meses de sua execução e de seu motorista Anderson Gomes, vamos falar um pouco mais sobre essa proposta, como umas das formas de dar continuidade ao seu legado.
O projeto de lei se apresentava com o slogan “ Criança com lugar para a família trabalhar”. Dessa forma o espaço supriria a demanda das famílias que precisassem trabalhar ou estudar no período da noite. Abaixo elencamos os principais pontos dessa proposta:
  • Não substitui a creche e não tem frequência obrigatória. Além disso a criança não pode somar mais de 9 horas diárias nos dois espaços.
  • A criança que esteja em idade escolar obrigatória, precisa estar matriculada em uma creche ou escola no período da tarde ou manhã;
  • O espaço coruja pode utilizar as mesmas instalações já existentes das creches, sem necessidade de obras;
  • Procura suprir a demanda de espaços pedagógicos e seguros para crianças cujos responsáveis trabalhem e/ou estudem entre as 17 e 23 horas;
  • As trabalhadoras do espaço são capacitadas e contratadas por concurso público;
  • O espaço é gratuito, universal e laico;
O espaço Coruja é, portanto, uma iniciativa para diminuir a distância das mães trabalhadoras , principalmente as negras, pobres e periféricas , do mercado de trabalho e do sistema de ensino e por isso é urgente que a lei já aprovada seja colocada em prática.

 

 

Fonte:
Espaço Coruja: pelo direito das crianças e das mulheres, Legisladora Marielle Franco. Amanda Mendonça e Pâmella Passos; n-1 editora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support