Fala, Trabalhadora! Voto Feminino

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Fala, trabalhadora!

Continuando a nossa série sobre o voto feminino, hoje é dia de comemoração!

Vamos conhecer um pouco mais da história do voto feminino? Há 89 anos, nesta mesma data, as mulheres brasileiras conquistavam o direito ao voto. Mas, anos antes, em 1919, foi apresentado o primeiro projeto de lei sobre o tema.

E, antes mesmo da conquista, o Brasil teve a sua primeira prefeita eleita, em 1929. Alzira Soriano, nordestina, da cidade de Lajes, no Rio Grande do Norte.

Após a luta e vitória da conquista das mulheres, tivemos a primeira parlamentar negra do país: Antonieta de Barros.

E hoje, apesar de ainda sermos um número menor nos cargos de poder, mesmo representando mais de 50% da população, com articulação e mobilização, vemos em cada mulher indígena, negra, LBT, em cada uma de nós, os reflexos dessa conquista!

Dentre tantas sufragistas e políticas que poderíamos citar, nas fotos, trazemos algumas:

Antonieta de Barros – jornalista e professora, foi a primeira mulher negra a assumir um mandato popular em 1943.

Marielle Franco – socióloga, feminista e LGBT, foi eleita vereadora, em 2016, com a quinta maior votação na cidade do Rio.

Harriet Tubman – Nascida escravizada,em 1822, se tornou uma abolicionista e ativista estadunidense que lutava pelos direitos das mulheres e pela libertação de pessoas escravizadas.

Bertha Lutz – cientista e ativista feminista, criou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (1922) e foi pioneira na luta pela conquista do voto feminino no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support