⚠️ Precisamos falar sobre a maternidade solo! O termo “mãe solo” não é sobre estado civil, e sim sobre a consequência gerada pela negligência e abandono do progenitor em toda a jornada de crescimento de filhas e filhos. No Brasil, 5,5 milhões de crianças foram registradas somente pelas mães, segundo o Censo Escolar de 2011.
ℹ️ Infelizmente não é raro ver casos onde em uma família a figura feminina é a única responsável pela criação das filhas e filhos e pela garantia financeira do lar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem cerca de 11 milhões de mães solo. Deste número, 61% das mulheres são negras, e mais da metade estão abaixo da linha da pobreza.
📈 A sobrecarga de trabalho direcionada às mães solo que são as únicas responsáveis nessas famílias refletem o cenário patriarcal e machista em que vivemos. Durante a pandemia 8,5 milhões de mulheres deixaram o mercado de trabalho, impondo barreiras de acesso à direitos básicos que para muitas já existiam antes mesmo do confinamento.
✊🏾 Hoje parabenizamos e apoiamos todas as guerreiras que foram e são o maior pilar de suas famílias, criando suas filhas e filhos com força, trabalho e o principal: amor materno!
Foto: Arquivo Camtra
#PraTodasVerem: Card com fundo de chita floral. Acima, círculo com a frase “Parabéns a todas as mães solos do nosso país”; Ao centro, fotografia de mulher sentada com uma criança deitada em suas pernas; No canto superior da foto o símbolo de um punho, e na parte inferior do card a logo Camtra. #FimDaDescrição