#GuardaArmadaNão: A luta das mulheres trabalhadoras imigrantes

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Ao longo da semana, mostramos que, mesmo estando em diferentes espaços, Todas as Mulheres são Trabalhadoras, Em Casa ou na Rua.

Hoje, encerramos a nossa série trazendo a questão das mulheres imigrantes e como elas são afetadas na escala precariedade do trabalho.

Entre 2010 a 2019, foram registrados 660.349 imigrantes de longo termo no Brasil, 41% foram mulheres. Solteiras (69%), entre 15 e 40 anos (77%), venezuelanas, paraguaias, bolivianas, haitianas este é o perfil das trabalhadoras imigrantes no mercado formal.

São mulheres que chegam com filhas(os), marido, sem escolaridade, sem falar, escrever ou ler o português. Sem saberem andar pela cidade, sem locais de moradia, sem suas documentações ou das crianças, sem creches e escolas.

Da Central do Brasil ao Largo da Carioca, da Zona Sul à Oeste, a cada dia é mais comum encontrarmos os traços indígenas e latino-americanos nas mulheres trabalhadoras que estendem suas mercadorias e um pouco de sua terra, vida e história nas calçadas da cidade do Rio de Janeiro.

Chegam em busca de uma vida mais digna para sua família, mas esbarram com a burocracia para tirarem suas documentações e encontram no trabalho informal de vendedora ambulante a única opção.

Assim como as brasileiras, sofrem a violência da guarda municipal, mas, sem conhecerem o território, para fugirem, acabam sofrendo abusos, agressões e com a guarda armada correm o risco iminente de morte.

Em casa, tensões entre maridos e mulheres são agravadas devido à situação de ilegalidade, o fato de os agressores não terem documentação e das mulheres não terem conhecimento sobre as leis que as protegem acabam por deixá-las mais vulneráveis.

A Camtra, através do projeto Fala Trabalhadora, em parceria do Movimento Unificado dos Camelôs – MUCA e com o apoio da Fundação Ford, antes da pandemia, realizou visita a estas trabalhadoras para orientar sobre seus direitos e fortalecer uma rede de apoio.

Atualmente, devido às medidas de restrição, continuamos lutando Por Mim, Por Nós e Por Todas! Pela Vida das Mulheres! Por Vacina e Auxílio Emergencial Para Todas Já!

Fontes: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/images/dados/relatorio-anual/2020/Resumo%20Executivo%20_Relatório%20Anual.pdf
http://docs.wixstatic.com/…/f12d03…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support