#GuardaArmadaNão: Mulheres negras são as maiores vítimas de feminicídio

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Pare e pense: quem são e como são mortas as vítimas de feminicídios?

Essas mulheres são negras (71%), com idades entre 21 e 40 anos, assassinadas em seu local de descanso, geralmente à noite ou de madrugada, por arma de fogo (39%), pelo namorado, companheiro ou marido (89,9%) que não aceitou o fim do relacionamento.

Essas mulheres eram mães e quase todas sofreram violência doméstica, mas, devido ao medo e à coerção, por parte de seus agressores, muitas não registraram, tornando-se um impeditivo para que as medidas protetivas pudessem ser tomadas.

Percebemos que este perfil não é diferente do que apresentamos, sobre as mulheres camelôs, está lembrada?

Sendo assim além das mulheres trabalhadoras ambulantes sofrerem com a ameaça das armas na rua, em seu trabalho devido agressão do Estado, também podem ser vítimas em casa, pelo marido, namorado ou ex-companheiro.

Estes dados demonstram que o feminicídio é, na maioria das vezes, um crime passional, e o assassino utiliza o que tem à frente para matar. Com mais armas à disposição dos homens, maior o risco de vida das mulheres.

Isso porque, a maior demanda por compra de armas de fogo é dos homens, e, na legislação atual, um cidadão comum pode ter até 6 armas!

Atualmente existem mais de 30 decretos presidenciais que flexibilizam o controle do uso de armas.

Ao mesmo tempo, vemos que com mais de 5 anos, a Lei do Feminicídio 13.104/15, ainda encontra barreiras no machismo estrutural para ser efetivada.

Com a pandemia e o distanciamento social a violência contra a mulher aumentou e as medidas e as estruturas para o cumprimento da lei Maria da Penha 11.340/06, nossas principais armas legais de defesa, ficaram ainda mais sucateadas.

Segurança Pública em Casa ou na Rua é Direito das Mulheres Trabalhadoras!

Por Mim, Por Nós e Por Todas! É Pela Vida das Mulheres Trabalhadoras!

Fontes: 

Bolsonaro edita 4 decretos que ampliam acesso a armas e munições

https://defensoria.rj.def.br/noticia/detalhes/10008-Pesquisa-da-DPRJ-aponta-perfil-de-mulheres-vitimas-de-feminicidio

https://www.camara.leg.br/noticias/599507-para-especialistas-ampliacao-do-porte-de-armas-de-fogo-pode-aumentar-riscos-para-mulheres/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support