Impacto da Pandemia na Vida das Mulheres Trabalhadoras: Transporte Público

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Mulheres trabalhadoras,

Na revista “Trabalho, tempo e vida das Mulheres”, organizada pela CAMTRA em 2009, era vigente a falta de atenção com as mulheres trabalhadoras, na questão do transporte público.

Um retrato de 12 anos atrás que é tão atual. Uma média tirada na pesquisa, revela que é gasto pelas 127 mulheres trabalhadoras do SAARA entrevistadas cerca de 2 a 4 horas do seu dia no transporte público.

Estamos vivendo um dos momentos mais difíceis da pandemia, com uma média semanal de 2.367 óbitos. Não aglomerar é uma maneiras de conter a disseminação do vírus. Mas, como fazer isso se temos que pegar transporte público, em sua maioria lotado, para chegar ao trabalho?

Mulheres Negras são as que Mais utilizam o Transporte Público

O retrato do descaso com nossas vidas é acompanhado nas superlotações e acidentes no BRT, principal sistema de transporte público entre as Zonas Oeste e Sul do Rio de Janeiro.

Após o acidente do dia 10 de março de 2021, onde 35 pessoas ficaram feridas e uma morreu, a prefeitura interveio e prometeu aumentar a frota de 120 ônibus para 240. Promessa que ainda não aconteceu.

⚠ São as mulheres negras as que mais estão expostas aos riscos na utilização do transporte público. Riscos que passam pela exposição direta a Covid-19, assédio, violências físicas, morais e também a violência que atinge o bolso, com os aumentos constantes no valor da passagem.

Em pesquisa realizada pela Think Olga e ASK-AR, em 2020, 97% das mulheres entrevistadas relataram que já sofreram algum tipo de assédio no transporte público. Além disso, 77,8% se sentem inseguras quando estão esperando o transporte no ponto de ônibus.

Falar sobre transporte público e mobilidade urbana é falar também sobre divergências de gênero, classe e raça.

✊ Por um transporte público mais pautado nas causas e vida das mulheres trabalhadoras!

Fontes: Revista “Trabalho, tempo e vida das Mulheres” | Mundo Negro | Radar Favela Covid-19

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support