Ivone Lara – Março de Lutas pelas Mulheres

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

“Dona Ivone Lara, uma joia rara”. O trecho do samba “Nossa Escola” demonstra de maneira simples e direta a potência que Ivone Lara foi e continua sendo para a história do samba e na saúde pública no país.

Compunha e cantava seus sambas de roda, desde menina, e foi descoberta pela professora Lucília Villa Lobos.

Cria de Madureira, sua família foi uma das fundadoras da escola de samba Império Serrano, foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositoras(es), em 1947, mesmo ano em que se formou enfermagem.

Unindo a música à saúde, teve um papel importante na reforma psiquiátrica do país.

Ao lado de Nise da Silveira, trabalhava no Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro, como enfermeira e assistente social. Juntas fizeram da arte uma terapia.

Dona Ivone buscava ia em busca de familiares de pacientes antes “abandonadas(os)” no hospital. Com a música, também revolucionou a vida das(os) pacientes que ali estavam. Conseguiu patrocínio e formou oficinas de música para promover a socialização entre familiares, pacientes e funcionárias(os), daí nasceu o bloco “Loucura Suburbana” que até hoje desfila.

Em 1977, passou a se dedicar integralmente à música.

Viva Ivone Lara! Mulher negra, funcionária da saúde pública, inspiração para as mulheres trabalhadoras e sambistas da nova geração.

Fonte: http://www.afreaka.com.br/…/rainha-samba-dona-ivone-lara/
http://blog.saude.mg.gov.br/…/vocesabia-dona-ivone…/

Dona Ivone Lara – Uma jóia rara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support