#JulhodasPretas: Aniversário de Marielle Franco

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

#JulhodasPretas #25mujeresAfro – Aniversário de Marielle Franco! Marielle VIVE!

Nascida em 27 de julho de 1979, no Complexo da Maré, Marielle Francisco da Silva foi uma socióloga, mestra em Segurança Pública, ativista pelos direitos humanos, feminista negra, militante dos movimentos negro e LGBT e vereadora eleita da cidade do Rio de Janeiro. Hoje, 27/07/ 2020, completaria 41 anos.

Filha de Marinete Francisco e Antonio da Silva Neto. Aos 11 anos de idade começou a trabalhar. Aos 18 anos já atuava com educação infantil em uma creche. Em 1998, deu à luz a sua primeira e única filha, Luyara. Em 2002, ingressa na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, graduando-se em Ciências Sociais com bolsa de estudos integral. Anos depois, conclui o mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marielle dedicou grande parte de sua vida à luta pelos direitos das mulheres, da população LGBT, negras e negros e moradoras de favelas. Enquanto vereadora, a quinta mais votada no município do Rio em 2016, foi presidente da Comissão de Defesa da Mulher e foi designada relatora da comissão de monitoramento da intervenção federal no RJ, em 2018.

Também trabalhou na coleta de dados de violência contra as mulheres, defendeu a garantia do aborto legal e seguro nos casos previstos por lei, mais participação feminina na política e medidas de fortalecimento dos direitos das trabalhadoras. Em pouco mais de um ano de mandato, apresentou 16 projetos de lei, 7 dos quais foram aprovados (cinco deles, postumamente).

No dia 14 de março de 2018, Marielle foi brutalmente assassinada à tiros juntamente com seu motorista Anderson Gomes. Infelizmente, dois anos e meio depois, pouco se avançou na resolução do crime: embora os executores tenham sido presos, não se sabe ainda sobre os mandantes e as razões exatas de sua execução. Mesmo assim, sabemos que o fato de Marielle ser uma mulher negra, feminista, favelada, LGBT e que não se deixava calar nem se intimidar, incomodava e ainda incomoda muita gente. Nesse julho das Pretas, continuamos exigimos justiça e propagando a memória de Marielle Franco. Quem e por que se mandou matar Marielle?

Marielle era nossa companheira de luta e de sonhos, assim como a CAMTRA, ela sempre esteve na luta contra o machismo, o racismo, a LGBTfobia, e em defesa de um mundo mais justo igualitário para as mulheres. De forma covarde, tiraram sua vida mas não conseguiram nem jamais conseguirão calar a sua voz! Marielle Presente!

Fonte: Portal Marielle Franco/Wikipedia/Camtra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support