#JulhodasPretas Carolina Maria de Jesus

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Carolina Maria de Jesus rompendo a invisibilidade, torna-se uma das primeiras escritoras negras no Brasil. Carolina vive!

Escritora, traduzida para mais de 14 idiomas com o livro Quarto de Despejo, em 1968, narrou, também em outras obras, a luta diária das mulheres negras, pobre, favelada, mãe solo e chefe de família ainda na década de 50, vendeu em uma semana 10.000 cópias, hoje marca mais de 1 milhão de cópias vendidas.

Nascida em 14 de março de 1914, em Minas Gerais, Carolina cursou apenas 2 anos de escola, pagos pela empregadora de sua mãe, o suficiente para se apaixonar pela leitura e iniciar-se na escrita a “Literatura Marginal”, dando voz àquelas que diante da discriminação da sociedade machista, racista e classista não poderiam escrever, já que Carolina era empregada doméstica e depois catadora de papel.

“porque eles pensam que quem escreve é só as pessoas bem vestidas. Na minha opinião, escreve quem quer”

Carolina foi destemida, residindo em Franca, São Paulo, tinha orgulho de sustentar a/os filha/os sozinha através de seu trabalho como catadora. Mesmo recebendo diversas propostas escolheu a escrita ao invés do casamento; tinha orgulho de sustentar a/os filha/os através de seu trabalho como catadora, no lixo encontrava os cadernos que escrevia.

“O Brasil precisa ser dirigido por alguma pessoa que já passou fome, a fome também é professora. Quem passa fome, aprende a pensar no proximo e nas crianças”

Morreu em 13 de fevereiro de de 1977, lutando ainda para publicar outras obras, com a graça, a garra e a sabedoria de quem vive todos os dias em busca da água e do pão, de ser dona de si e de sua escrita.

 

Através de Carolina, saudamos a todas negras escritoras, catadoras, domésticas, moradoras de favela e sonhadoras.

Fonte: 

https://culturaemarxismo.files.wordpress.com/2019/02/edoc.site_1960-quarto-de-despejo-carolina-maria-de-jesuspdf.pdf

https://azmina.com.br/colunas/carolina-maria-de-jesus-muito-alem-do-quarto-de-despejo/ – 

https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548772006_b01573400445dd89691eae839ea08b59.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support