#JulhodasPretas: Dandara dos Palmares

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me
#Dandara dos Palmares foi uma das lideranças femininas na luta contra a escravidão. Reafirmamos a tradição oral que – ao contrário do racismo e machismo da história e dos livros – define esta guerreira como heroína.
Não se sabe ao certo sua data e local de origem de nascimento, mas em vida Dandara e sua família tornaram-se resistência ao resgatar escravas/os – o que seria um papel masculino – e acolher no Quilombo dos Palmares, localizado na capitania de Pernambuco e hoje abrange Pernambuco e Alagoas. Fez desta comunidade, uma diáspora africana lutando incessantemente pela liberdade de seu povo e demonstrou sua forte liderança ao ser contra a decisão do acordo de paz com os portugueses, o que levou a ascensão de seu marido à posição de líder do quilombo e os colocou em guerra.
Segundo diversas fontes e a memória popular conta, Dandara suicidou-se, atirando-se em um precipício, depois de ter sua família dizimada. Mulher forte lutou e escolheu a morte mantendo vivos seus ideias ao invés do sistema serviu e escravocrata, em 1694.
Dandara, a lenda viva em nossa história, foi incluída desde 2016, no calendário oficial estadual do Rio de Janeiro. No dia de sua morte, 06 de fevereiro celebramos o Dia de Dandara e da Consciência da Mulher Negra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support