#JulhodasPretas: Tia Ciata – A Matriarca do Samba

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

Tia Ciata – Matriarca do Samba

Hilária Batista de Almeida mais conhecida como Tia Ciata de Oxum, é a nossa homenageada para fechar o #JulhodasPretas.
Nascida em 1854, chegou ao Rio de Janeiro por volta de 1970 no movimento conhecido como diáspora Bahiana. Seu companheiro era João Baptista da Silva com quem teve 26 filhas/os.
Trabalhadora, estabeleceu-se depois de alguns anos na Praça Onze, onde junto com as “tias baianas”, com as vestes tradicionais do candomblé, vendia seus doces e quitutes.

Consciente de sua classe acolhia em sua casa, negras/os migrantes da Bahia e de outros lugares; bem como trabalhadoras/es da Europa que ali chegavam e eram recebidas com festa, alegria e muita música. Misturando tambor, violão, pandeiro, cavaquinho e também suas letras resultou o primeiro samba gravado no Brasil “Pelo Telefone”.Promotora da cultura era no quintal de Tia Ciata que sambistas se reuniam e divulgavam suas produções, já que ainda não tinham acesso à rádio, e sofriam repressão policial por suas manifestações culturais.

Na Pequena África, como ficou conhecida a Praça Onze, se deu o início dos desfiles de Carnaval, sendo a parada na casa de Tia Ciata o auge. Até hoje, as escolas de samba, reverenciam as tias baianas, com a ala das baianas.

Muito mais do que a dona do quintal do berço do samba, Tia Ciata foi Mãe de Santo, Feiticeira, Partideira, Sambista, Dançarina, Cozinheira, Acolhedora, Reverenciada pois em meio à tantos desafios vividos pelo seu povo, resistiu com as tradições culturais criando com o samba o ritmo e a identidade brasileira.

Fonte:
http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/tiaciata
https://www.geledes.org.br/tia-ciata/amp/
Http://Asminanahistoria.com/tiaciata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ÚLTIMAS POSTAGENS

CATEGORIAS

Tags

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support