[rev_slider_vc alias=”covid19″]

Leitos para todas e todos: Pela ampliaçao das vagas e unificação da fila!

Compartilhe esta página:
Twitter
Visit Us
Follow Me

PELA AMPLIAÇÃO DE LEITOS e UNIFICAÇÃO DA FILA.

Frente a sobrecarga dos sistemas de saúde do Brasil, prevista e denunciada pela comunidade médica e científica desde a chegada da pandemia do novo Coronavírus, a Camtra se soma a reivindicação de leitos para todas e todos.Reafirmamos a Defesa do Sistema Único de Saúde – SUS, que junto às medidas de isolamento social e de suporte financeiro governamental aos trabalhadores e pequenos empresários, é fundamental para conter a crise do covid-19 ao garantir de forma gratuita, equânime e igualitária o direito universal à saúde.

Devido a superlotação e a constatação da falta de leitos, estados como RJ e SP tem estudado protocolos e medidas de prioridade para atender a todas/os que necessitem. Mesmo atendendo 70% da população brasileira — mais de 150 milhões de pessoas, de acordo com o DATASUS —denunciamos que o SUS dispõe apenas de 44% dos leitos de UTI, essenciais no tratamento de casos graves da COVID-19. O setor privado, que atende apenas 25% da população, concentra mais de 4 vezes mais leitos de UTI per capita que o SUS.Enquanto isso, as administrações públicas ainda estão tímidas nas ações de requisição de leitos e atendimento para todas/os junto ás redes privadas de Saúde e na ampliação de leitos públicos durante a pandemia.

Diante da gravidade da situação é urgente a unificação da fila entre público e privado para os leitos de UTI, bem como a construção de novos leitos e a compra de equipamentos como respiradores no SUS se mostra fundamental, para que diante dessa crise, o direito à vida não dependa da renda das/os trabalhadoras/os, já tão afetadas/os pelos impactos socioeconômicos da pandemia. Os interesses econômicos e lucrativos não podem ser colocados acima da saúde e da vida de milhões de brasileiras/os.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support